Prefeitos em greve ensinam o que os servidores devem fazer quando salários atrasarem

- por
  • Compartilhe:

prefeitos-charge-opiniao-quarta-cópia

O presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE), o petista Evanildo Simões, prefeito de Mauriti, revelou que 130 prefeituras cearenses aderiram ao movimento de paralisação de todas as atividades não essenciais nesta sexta-feira, 31.

O objetivo do protesto, segundo a APRECE, é reivindicar uma rediscussão da divisão dos recursos da Federação. Os prefeitos dizem enfrentar crise em seus municípios devido a queda da quantidade de programas federais e redução dos recursos, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Aparentemente, os prefeitos não se dão muito bem com arrocho.

De qualquer utilidade que este movimento de paralisação venha a ter, uma se sobressai: os servidores das prefeituras cearenses com salários atrasados, direitos desrespeitados, dignidade ferida e paciência provocada já sabem o que fazer diante do arrocho. Os próprios prefeitos estão dando o exemplo.

Ninguém é obrigado a trabalhar sem que seu direito ao salário e demais garantias sejam respeitados. Atrasar salário de servidor é uma das piores covardias que um gestor pode fazer porque, em geral, isto não significa falta de dinheiro, mas falta de boas práticas de gestão, de reconhecimento das limitações e de adequação responsável diante das crises.

A diferença entre a paralisação dos prefeitos e dos servidores, quando estes as fazem, é clara: os primeiros podem apanhar seus carrões, ir à praia, ou simplesmente ficar em casa esperando a segunda-feira chegar. O pior de tudo é que se conseguirem alcançar os objetivos da paralisação na qual estão empenhados, dificilmente isto vai mudar a vida dos trabalhadores.

Portanto, servidores, não aceitem o arrocho ao qual os prefeitos os submetem em nome, muitas vezes, de práticas eleitoreiras. Não trabalhem de graça. Não abram mão da própria dignidade. Depois desta paralisação dos prefeitos, não há mais desculpas para aceitar menos do que uma discussão realmente justa acerca daquilo que cada trabalhador merece.

Você é concursado e está há mais de um mês sem receber seu chorado dinheirinho? Presta mais atenção na aula que os prefeitos estão dando.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. DOIS MESES SEM RECEBER MEU SALÁRIO! UM ABSURDO…

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.