Dezenas de Trabalhadores Rurais do município de Quixadá, no Sertão Central do Estado, realizaram na manhã desta segunda-feira, 10, uma assembleia no meio da rua, sob sol escaldante.
As instalações do Sindicato estão de portas fechadas desde a última eleição para composição da diretoria. A chapa derrotada não aceitou o resultado do pleito. A questão será resolvida na justiça.
Com esta situação, os membros do sindicato elegeram uma diretoria provisória para dar continuidade aos trabalhos em atendimento à classe. Francinete Tomé, veterana do sindicato, foi eleita para presidir interinamente a instituição. Ela assegura que, tão cedo a questão envolvendo a eleição seja resolvida, o comando será devolvido à chapa declarada vencedora.
A última eleição da mesa diretora do sindicato representou uma grande derrota para o PT quixadaense, que há muitos anos mantinha o controle da entidade. Na última eleição, porém, a força da legenda foi por terra e a candidatura petista – que tinha Fabiana Silva postulando a presidência -, acabou derrotada. Conceição Sousa, apoiada pelo PSOL, de Eronilton Buriti, foi eleita por ampla maioria dos votos.
Escute a entrevista dada por Francinete Tomé ao repórter Everardo Gomes, durante a assembleia de hoje:
- PT perde de vez o controle do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Enfraquecido, grupo do PT em Quixadá perde presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Dirigente de sindicato em Quixadá acusa chapa derrotada de manobrar para ganhar no tapetão
- Presidente eleita do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá comenta eleição da nova mesa diretora