As emissoras integrantes do Sistema Monólitos de Comunicação, Liderança FM e Monólitos AM, lideram, com folga, os índices de audiência no município de Quixadá, no sertão central cearense.
Os dados foram revelados pelo instituto DataInfo, em uma pesquisa de opinião realizada no mês de outubro. Foram ouvidas 306 pessoas em diversos bairros e distritos do município.
Segundo o resultado de pesquisa a Rádio Liderança vem em primeiro lugar com quase 60% da preferência dos quixadaenses. Já na segunda colocação vem a Rádio Monólitos com quase 8%.
Um detalhe que chamou a atenção foi a forte penetração da Rádio Monólitos na população dos distritos e com as pessoas que tem mais de 50 anos.
Em terceiro lugar ficou a Rádio Cultura, emissora ligada à Diocese de Quixadá, com 5,6% da preferência.
Se levarmos em consideração apenas as pessoas que escutam rádio, a Rádio Liderança alcança quase 75% de audiência e a Rádio Monólitos fica com quase 10%. Ou seja, de cada 100 rádios ligados em Quixadá, 85 aparelhos estão ouvindo uma das emissoras integrante do Sistema Monólitos de Comunicação.
“Foi com um enorme prazer que recebemos mais uma pesquisa de opinião e nossas emissoras lideram, com folga, a audiência. Porém, recebemos com humildade, pois toda essa audiência aumenta nossa responsabilidade. Aproveito para agradecer a todos os nossos colaboradores e parceiros que acreditam no nosso trabalho,” disse Everardo Filho, diretor geral do Sistema Monólitos.
Números da radiofonia no Brasil
O rádio se mantém como o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira, de acordo com a Pesquisa de Mídia Brasileira 2015 (PMB), realizada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom): 63% dos ouvintes buscam informação, 62% procuram por diversão e entretenimento, e 30% usam o rádio como forma de passar ou aproveitar o tempo livre.
A pesquisa revela que o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h, independentemente do dia da semana. A conclusão é que o ouvinte busca notícias enquanto se desloca de casa para o trabalho.
Pela pesquisa, o rádio é considerado um meio de comunicação de utilidade híbrida, ou seja, é voltado tanto para o lazer quanto para o conhecimento sobre assuntos importantes do dia a dia das pessoas. A frequência de uso é medida em dias e a intensidade, em horas.
A principal diferença está na intensidade de uso: durante a semana, as pessoas ouvem mais rádio, em média, 3h42 por dia, e aos sábados e domingos, 2h33.
Melhor companheiro
É unânime a resposta dos entrevistados ao afirmar que o rádio é um meio de comunicação que os acompanha em diversas situações do dia a dia: em casa realizando os afazeres domésticos (34%), ou enquanto se alimentam (33%). 26% relatam que o meio serve apenas como pano de fundo para conversas entre as pessoas.
BOA TARDE! PENSEI MUITO ANTES DE ESCREVER ESSE EMAIL, NÃO SEI SE TERÁ ALGUM RESULTADO, NEM SEI MESMO SE QUERO Q TENHA. MAS NESSE MOMENTO É ESSA A MINHA VONTADE. POIS BEM, EU CAMILA,PRÓXIMO A FAZER 28 ANOS NO DIA 28/08/16, FILHA DE JOSEFA OLIVEIRA FONTINELE, MAIS CONHECIDA COMO ODETE, NUNCA CONHECI O MEU PAI, QUE ATÉ ONDE EU SOUBE, É DE QUIXADÁ E SE CHAMA ANTONIO ALVES DA SILVA, E QUE TALVEZ TIVESSE UMA OUTRA FILHA COM UMA MULHER DE CAMOCIM, TMB NÃO SEI SE ESSAS INFORMAÇÕES SÃO VERÍDICAS. O NOME DO PAI DELE SE EU NÃO ME ENGANO É EDUARDO. ELE E MINHA MÃE SE CONHECERAM EM FORTALEZA,NAMORAVAM E ELA ENGRAVIDOU DE MIM, E ELE POR MOTIVOS Q SÓ ELE SABE, NÃO ME QUIS, E DAÍ ELA SE MAGOOU E SE AFASTOU DELE, INDO POR UM TEMPO PARA BARROQUINHA-CE, PARA ASSIM ELE PERDER O SEU CONTATO. E DAÍ EU NASCI E NUNCA SOUBE DELE. TIVE UMA VIDA BEM DIFÍCIL PARA UMA MENINA SEM PAI, SOFRI MUITO E ATÉ HJ TENHO MÁGOAS, E POR ISSO NUNCA PROCUREI SABER DELE ATRAVÉS DA MINHA MÃE, AS POUCAS COISAS Q EU SEI ELA FALOU PARA OUTRAS PESSOAS. NÃOS EI SE TODAS SÃO VERDADES! HJ SOU UMA PESSOA FELIZ E REALIZADA PROFISSIONALMENTE E PESSOALMENTE, FORMEI MINHA FAMÍLIA, TENHO UM ESPOSO, NO QUAL É UM HOMEM EXEMPLAR, UM PAI DE EXEMPLO E TENHO 2 FILHOS(CASAL) LINDOS, UMA MENINA DE 7 ANOS E 1 MENINO DE 1 ANOS E 5 MESES, MAS ESSE VAZIO DE NÃO CONHECER A MINHA OUTRA ORIGEM AINDA ME PERTUBA, DIGAMOS Q EU GOSTARIA DE ACABAR COM ESSA CURIOSIDADE. QUANTO A SENTIMENTOS, SINCERAMENTE NÃO SEI QUAIS SINTO E NEM SEI QUAL SENTIRIA SE O VISSE. SÓ SEI Q SEMPRE FUI UM POUCO FRIA. NÃO COBRO NADA, SÓ QUERO CONHECÊ-LO! BOA TARDE E OBRIGADA DESDE JÁ! CAMILA