A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na noite desta quinta-feira, 22, mensagem de autoria do Poder Executivo que autoriza o Estado a contrair empréstimo na ordem de US$ 123 milhões, a serem investidos em saúde pública.
A proposição do Governo, na mensagem nº 7.786/2015, que acompanha projeto de lei nº 67/15, foi aprovada com 29 votos a favor e cinco contra.
Com isso, os parlamentares autorizaram o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa de Expansão e Melhoria de Assistência e Melhoria de Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará.
Os recursos serão empregados na construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, compra de equipamentos para a unidade, construção de uma policlínica de Fortaleza e do Hospital Metropolitano, entre outros investimentos.
No mesmo dia o Deputado Ivo Gomes criticou a postura do governador Camilo Santana pelo fato de não conseguir colocar para funcionar o Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim.
Segundo Ivo Gomes, isto “não era desculpa” e que o governo “tem que se virar” para garantir funcionamento da unidade.
“Eu não engulo a desculpa de que o governo não tem dinheiro para o custeio. Tem que se virar! Tem dinheiro sim! Eu sei que tem, o Ceará sabe que tem, todo mundo sabe que tem”, disse Ivo durante o discurso do líder do governo na Casa, Evandro Leitão (PDT).
O certo é que o hospital foi inaugurado há quase um ano, já foi selecionado o pessoal e, até agora, não se tem previsão para o seu funcionamento; mesmo assim, o governo deverá contrair um empréstimo de US$ 123 milhões – equivalente a quase meio bilhão de reais – para a construção de novos hospitais e policlínicas.
Afinal, o governo do estado terá ou não dinheiro para manter os equipamentos atuais e os futuros equipamentos de saúde do Ceará?
Escute áudio com fala de Ivo Gomes:
Muito bom essas Obra porque darão muito emprego diretos com carteira assinada e indiretos.
Parabens Governado
– colocar para funcionar um hospital do sert. central, nao dara dividendos para as construtoras, disto isso, imaginem senhores e senhoras, porque acordar um elefante branco daqueles ??, deixa o pau truar, o dinheiro que esta no fogo e do suor do otario contribuinte !!
Fortaleza precisa de uma policlínica? falta recursos pra manter os hospitais que já existem, sabemos muito bem da necessidade do HGF em equipamentos , que muitos exames deixaram de ser realizados em pacientes de UTI, por conta de equipamento necessitando reparo, sem falar nos outros hospitais que se encontram em pior situação. E hospital de Quixeramobim já era a muito tempo pra está funcionando. A Assembléia aprovar empréstimos para construção e porque não aprova também para o bom funcionamento dos que já existem.