Um dos assuntos mais debatidos em Quixadá e Quixeramobim nas últimas semanas foi a destinação do Curso de Medicina que será instalado no Sertão Central do Ceará nos próximos anos.
Embora não exista uma concorrência ou disputa declarada entre os dois municípios, Quixadá e Quixeramobim estão fazendo de tudo para serem declarados aptos a receber o empreendimento.
Há quem esteja na expectativa de que os dois municípios sejam, no final, contemplados; ou, então, que Quixeramobim receba o investimento privado e Quixadá uma faculdade pública, o que parece muito difícil, especialmente em vista do quadro de crise econômica com o qual lida o Governo Federal.
Para além deste debate, há outra questão em jogo: a decisão final será motivada exclusivamente por critérios técnicos, ou meramente por influência política?
Esta última questão se tornou especialmente relevante depois que o Deputado Federal José Guimarães, líder do Governo Dilma na Câmara Federal e homem forte do PT no Ceará, deu declarações de que tudo já estaria acertado com o município de Quixeramobim.
E você, o que acha? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo ou nas redes sociais onde o link desta matéria aparece.
Quixadá só não receberá a faculdade de medicina por pura injustiça. Acho que só Deus poderá mudar a decisão dos politiqueiros, que só fazem a politicalha. Eu acredito mesmo é em Deus, pois nos políticos não posso acreditar. Quixadá merece porque é melhor e tem mais estrutura, mais tudo. Quixeramobim também mereceria, mas os critérios devem ser técnicos e Quixeramobim não é melhor, porém pela politicalha poderá receber mais uma vez se Deus também permitir, essa obra através dos conchavos políticos, somente por isso, mas lá não água, e só os políticos de lá falam água.
Li alguns comentários aqui e percebi o seguinte: todos aqueles que defendem a ida da faculdade de medicina para Quixeramobim só referem-se a essa escolha pela a história da cidade, por ser o município mãe de alguns da região…
Meu povo, essa escolha deve ser feita pelo MEC, observando a infraestrutura dos municípios envolvidos, isso justifica minha indignação, pois o fato de Quixadá não ser hj bem representado não muda o fato dela ser a cidade mais desenvolvida do sertão central e portanto deverá ser escolhida. Entretanto, quando o Sr. Guimarães afirmou que essa faculdade iria para Quixeramobim, mais uma vez ele fez seus eleitores se arrepender de ter votado nele, pois na opinião desse humilde crítico ele mais do que ninguém deveria ser responsável e promover a disputa justa, para não acontecer de novo uma construção de um enorme elefante branco ou melhor verde e branco o que prova muita coisa acima já citado.
Ha alguns anos atrás conheci um blog de Quixada muito interessante, divulguei, mostrei para alguns radialistas que passaram a divulgar materias desta ferramenta de informaçao, com o tempo o dono passou divulgar quantidades de acessos e comentarios seu blog bombou. Só que existe algo chamado profissionalismo, e ele passou postar materias com contexto pessoal. Quebrou a cara. hoje posta matérias muito interessantes , mais perdeu a credibilidadade por nao ser imparcial,na maioria das vezes tentando colocar diferencas de uma cidade contra defeitos de outra. Coisa que o Sr editor desse blog esta cometendo o mesmo erro. Sou de Quixeramobim, Amo Quixada, terras que merecem todos investimentos por mérito. Aconselho os senhores editores, que ao invés de mostrar as difrencas entre os municipios deveriam tentar incentivar ha populacao nao ter discordia com seus vizinhos , e sim tentar introduzir na cabeça dessas pessoas a importancia do voto conciente. Atentem.
Sejamos realistas. Não tem lógica querer comparar Quixeramobim com Quixadá… só que nessa “briga” pelo curso de medicina, tenho quase certeza que mais uma vez a terra dos monólitos sairá derrotada injustamente. Os quixeramobinenses são bem representados no meio político. Portanto, aplausos pra eles, Já os meus conterrâneos(quixadaenses)… infelizmente, apesar de saberem ler, escrever, comer, têm saude… Agora só falta aprenderem a votar. Mas ainda há tempo. Confio em Deus e não em candidato. Só uma “dica” – Vote no que promete menos. A decepção será menor. Finalizando o comentário, fica aqui a minha indignação em aceitar que não haverá nenhum critério para o destino do curso de medicina.
Analisando os fatos!
Vejam bem caros colegas!
Essa escolha já foi feita! A Instituição em questão vai pra Quixeramobim. Não tenho dúvidas disso. E sim, Quixadá tem estrutura, e é uma cidade que possui hoje aspectos relevante dentre eles as Universidades e Faculdades que certamente a credencia pólo universitário. Porém, a cidade vizinha, conseguirá êxito nessa disputa por força política, digo e afirmo! Então leitores Quixeramobim hoje tem 4 coisas grandes, o nome, as pontes, a língua do povo e por fim Guimarães.
eo seguinte quixeramobim esta apto sim a receber o curso de medicina nao so por politicagem s mias sim por ser merecedor deste curso e por ser mae de varios municipios do sertao central ate o querido quixada
e uma cidade bem estrururada e nerce sim o curso
– SE DEPENDER DE CRITERIOS TECNICOS, QUIXADA LARGA NA FRENTE, DEPENDENDO DE ARRANJOS POLITICOS, EM SE TRATANDO DA POLITICAGEM RASTEIRA QUE IMPERA, PUBLICO OU PRIVADO LEVEM-N0 PARA QXBIM; MAS, SE O EMPRESARIADO VISLUMBRA OUTRO PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO NA REGIAO CENTRAL DO ESTADO, AI MEUS AMIGOS, QUIXADA LARGA COM GRANDE VANTAGEM. . . ALGUEM DUVIDA DO TIROCINIO REALIZADOR DE DOM ADELIO, CIRO E CIA ?!
DA MANEIRA COMO FOI O HOSPITAL REGIONAL SERÁ A FACULDADE DE MEDICINA, QUIXADÁ NÃO TEM POLITICOS COMPROMETIDOS COM A CIDADE ALÉM DISSO O PRESENTE QUE GUIMARAES ESTÁ DANDO AOS QUIXADAENSES QUE VOTARAM NELE, BEM FEITO!! QUEM MANDA É ESSA POLÍTICA PORCA, NÃO É CRITÉRIOS..
Sera´ que alguns orgaos federais e estaduais de Quixada,tiveram criterios tecnico #…… pois a historia fala de um distrito de Quixeramobim ,onde conchavos foram feitos para que o distrito foce emancipado,com isso a cidade teve mais autonomia e mais conchavos se seguiram.Todos sabem que a politica e´ uma valvula mestre ,para definiçoes controversas,ou REALISTICO.Quixeramobim enquanto estava nos bastidores,pouco se falava,mas quando os politicos serios viram o seu grande valor no contexto nacional (Antonio Conselheiro)Quixeramobim começou a se definir como uma cidade polivalente. Qual filho renega sua mae# Politicos tem que trabalharem com afinco,e agir dignamente. Hoje Quixeramobim tem um politico assim:CIRILO PIMENTA .