O Sertão Central do Ceará está especialmente ansioso pela divulgação dos resultados da avaliação das estruturas de saúde de Quixadá e Quixeramobim, feita pelo Ministério da Educação durante o último mês de outubro.
A avaliação foi uma das fases mais importantes do processo de instalação de um curso de medicina na região. Os dois municípios já mencionados foram bastante elogiados pelos avaliadores. A expectativa de muitos, portanto, é que ambos sejam contemplados com a oportunidade de sediar uma faculdade de medicina.
Na manhã desta terça-feira, 10, o quixadaense Ricardo Silveira acompanhou audiência do Senador Eunício Oliveira com o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, para tratar sobre o tema da interiorização do ensino superior no Ceará. Na oportunidade, pôde apresentar ao Ministro as qualificações de Quixadá para sediar um dos cursos de medicina ofertados.
Também participaram da audiência os deputados estaduais Agenor Neto, Audic Mota, Danniel Oliveira e Leonardo, que uniram vozes para solicitar a formalização do anúncio das cidades que abrigarão cursos de medicina.
Mercadante afirmou à bancada do PMDB que as avaliações do MEC continuam sendo feitas em outros municípios brasileiros e que só após a conclusão será possível fazer a divulgação dos resultados. Segundo o Ministro, isto deve ocorrer no início do mês de dezembro.
Ricardo Silveira também visitou o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, em companhia do Deputado Federal Danilo Forte. Também pôde assegurar a capacidade técnica de Quixadá para sediar o curso de medicina no Sertão Central.
“É de fundamental importância que nesse momento possamos utilizar de nossas amizades e forças políticas para o bem da nossa gente e para o desenvolvimento de nossa cidade. Estamos voltando para casa com o sentimento de dever cumprido e com a plena certeza de que estamos preparados”, afirmou Ricardo Silveira.
O prefeito Cirilo Pimenta ja´ estava la´desde sabado com o Guimaraes.