Uma das referências históricas para a população de Quixadá – a estátua de um robusto e imponente leão -, voltará a fazer parte do cenário que compõe a principal praça da cidade, a Praça José de Barros, cujo nome remete ao fundador do município.
Há anos, por iniciativa do Sr. Raimundo Alfredo Teixeira, mais conhecido como Poti, o marco que é símbolo do Lions Clube foi erguido na praça. De tanto que se tornou apreciado e popular, a praça José de Barros é até hoje também chamada de “Praça do Leão”. O monumento original foi retirado do local em 1993.
Agora, por iniciativa da Associação de Filhos e Amigos de Quixadá (Afaqui), um enorme leão será novamente instalado ali. A prefeitura já deu permissão e a intenção é resgatar a memória histórica de Quixadá.
Duas toneladas de ferro, cimento e brita estão se transformando, pelas mãos do escultor quixadaense Jock Marrone Batista dos Santos, em uma estátua de de 2,20m de comprimento por 1,90m de altura. O trabalho foi iniciado há 25 dias e está bastante avançado. De acordo com o escultor, a obra deve ser concluída até o dia 15 de dezembro.
Ele revela que a escultura não será multicolorida, mas terá apenas uma cor, que ainda deverá ser definida. As opções são dourado, bronze ou cinza.
A estátua está sendo trabalhada em frente à casa do escultor, na Rua Dom Lucas, no Bairro Campo Velho, e já impressiona quem passa pelo local. Populares param a todo instante para fazer uma foto ao lado do imponente símbolo.
O local em que a estátua será instalada na praça também ainda não foi definido, mas com certeza, independe disto, tem tudo para impressionar quem passar por ela. A memória de Quixadá agradece a iniciativa.
Veja fotos da obra ainda não finalizada:
______
Por Gooldemberg Saraiva / Contato: (88) 9 9972-5179 bergsaraiva@gmail.com
Creio que não foi em 1993, pois sou de 1995 e eu lembro muito bem do leão que tinha na praça. Fiquei emocionado em saber que uma de nossas histórias está sendo resgatado, parabéns aos envolvidos.
Isso muito me emociona.
Saber que a história será restaurada, me traz uma imensa felicidade.
Lembro bem, mesmo sendo criança, antes da retirada da estátua do leão em 1993
quando ia para a praça com minha mãe.
Com a volta da estátua para a ”Praça do Leão” voltará muitas memórias para vários moradores de Quixadá.