A 8ª Célula Regional de Saúde de Quixadá (8ª CERES), que abrange a maioria dos municípios do Sertão Central do Ceará, tem pelo menos um caso de microcefalia confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado. As ocorrências da doença são consideradas Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Em todo o Estado já são 25 casos confirmados, com um óbito ocorrido.
Na área de abrangência da 8ª CERES, um caso de microcefalia foi confirmado em Banabuiú. “Todos os casos suspeitos notificados estão sendo investigados minuciosamente. Os resultados preliminares deste trabalho serão divulgados na medida em que estejam finalizados”, disse o mais recente relatório sobre as ocorrências no Ceará.
CUIDADOS
Em vista do quadro, a Secretaria de Saúde do Ceará recomenda os seguintes cuidados:
- Gestantes: utilização do repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírus e os casos de microcefalia diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.
- Repelentes ambientais: a utilização correta dos saneantes regularizados na ANVISA submete a população apenas aos riscos ambientais ocasionados pelo possível contato com as substâncias químicas presentes nas formulações. Cabe destacar que esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.
- É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.
- Gestantes não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.
- A população deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.