Grandes labaredas de fogo provenientes de um incêndio na esquina das ruas Francisco Alves com Carlos Jereissati, no Alto São Francisco, em Quixadá, podiam ser vistas de longe na noite desta terça-feira, 30. É que pessoas atearam fogo aos muitos sacos de lixo acumulados no local. Há dias a prefeitura não faz a coleta naquela área.
O resultado do fogo foi uma coluna de fumaça que entrou nas residências ao redor. Uma escola para crianças funciona ao lado do terreno onde o lixo está sendo jogado por moradores do entorno. Vale ressaltar que fumaça oriundo de lixo queimado é potencialmente perigosa e pode causar sérios problemas de saúde.
A fumaça é uma mistura de partículas sólidas, vapores e gases, formada a partir da decomposição de algum material combustível. A composição química da fumaça depende do material queimado, mas sempre contém monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, dentre outras substâncias geralmente tóxicas.
Queimar lixo em áreas urbanas também é crime ambiental.
De acordo com a Prefeitura de Quixadá, 23 pontos de acúmulo substancial de lixo foram detectados na cidade durante o período em que o recolhimento do lixo ficou limitado. Ao Monólitos Post, porém, assessores garantiram que até o último dia do ano todos os pontos serão limpos e os serviços de limpeza serão normalizados.
Isso e uma vegonha ate quando.esper