
Assaltantes tendem a aproveitar período de festas para agir contra lugares sem segurança apropriada e pessoas descuidadas.
Nesta época do ano a bandidagem fica de olho na movimentação das ruas e no trânsito de pessoas nos estabelecimentos comerciais, especialmente nos centros das cidades.
Em Quixadá, a exemplo do que ocorre em outros municípios, ocorrências do tipo tendem a aumentar neste período do ano, produzindo o que se pode chamar de “Temporada de Assaltos”. Por isso, para ter um fim de ano tranquilo é preciso redobrar os cuidados com a própria segurança.
OCORRÊNCIAS
Na última segunda-feira, 28, a loja Estilo Modas, localizada na Rua Basílio Pinto, no Centro de Quixadá, foi assaltada por um indivíduo que, segundo a PM, utilizava uma arma possivelmente de calibre 32. Após render os funcionários do estabelecimento, ele levou de lá três relógios, duas pulseiras, três colares, o celular de uma funcionária e a quantia de R$ 30,00. Em seguida, o acusado saiu a pé em direção a agência da Caixa Econômica, portando uma mochila, boné e um casaco nas cores preta e branca. A PM realizou saturações, mas não conseguiu capturar o bandido.
Também na noite de ontem, por volta das 20 horas, uma estudante de apenas 16 anos teve seu celular roubado por três indivíduos armados. Ela caminhava pela Rua Carlos Jereissati, no Bairro Alto São Francisco, quando foi abordada pelos assaltantes. A PM foi acionada, mas não logrou êxito na tentativa de capturar o trio.
ainda no mesmo dia, no outro lado da cidade, por trás do Terminal Rodoviário, precisamente na Rua José Cardoso, uma dupla de assaltantes à bordo de uma motocicleta promovia mais uma ação criminosa. Eles ameaçaram com uma arma de fogo e tomaram o celular de uma mulher de 18 anos. A vítima não teve o nome divulgado pelas autoridades policiais. Apesar da denúncia que fez, a vítima ficou no prejuízo.
No início da tarde desta terça-feira, 29, bandidos tentaram assaltar um entregador de gás na Rua Dom Lucas, no bairro Campo Velho. A PM frustrou a ação e conseguiu capturar um dos assaltantes.
CUIDADOS REDOBRADOS
Visto que este é um período significativamente mais movimentado, é preciso que todos tenham cuidados redobrados para não acabarem facilitando para a bandidagem. Evitar exposição desnecessária de objetos valiosos, evitar caminhar tarde da noite pelas ruas, e evitar andar descuidadamente com bolsas e afins, são alguns cuidados básicos que podem ser de ajuda.
Estabelecimentos comerciais podem investir em câmeras de segurança, medida que tende a inibir a ação dos bandidos.
Em todos os casos, registrar boletins de ocorrência após ações criminosas é importante, pois ajuda a polícia a mapear os lugares com maior incidência de ocorrências criminosas, facilitando as políticas de segurança.
É mostrado o rosto de vítimas e testemunhas correndo o risco das mesma terem represarias e o rosto do meliante é protegido, fico indignado com esta lei que protege delinquente, pra cima deles…. parabéns a redação e a policia que ultimamente esta agindo instantaneamente a essas ações criminosas… A crise esta atingindo a bocas de fumo, e os consumidores desta lama estão sem dinheiro para pagar e comedo de morrerem ou viverem na ânsia da abstinência, roubam de pessoas vulneráveis, como empregados, pois os mesmos não vão morrer pelo dinheiro dos outros e senhores de idade, por se intimidarem fácil a ponto de reconhecer o bandido e não entregar… acordemos e denunciemos se virmos algo incomum use os celulares de vocês e liguem para a policia. Seja cidadão… ajude a nossa cidade eu faço isso, vamos juntos nesta ideia…