Cerca de cinquenta pessoas ligadas ao fomento da cultura em Quixadá participaram do Ciclo de Debates “Ideias de Futuro – Quixadá Que Queremos”, promovido por Ricardo Silveira, na noite de quinta-feira, 21.
Destinado a ouvir as demandas do setor cultural quixadaense, o evento recebeu a contribuição de pessoas ligadas ao teatro, à dança, à música, ao cinema, produtores de eventos, designers, nomes ligados às festividades tradicionais, e muitos outros.
Separados em quatro grupos menores, os participantes debateram questões tais como as seguintes:
- Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas envolvidas com a cultura em nosso município?
- De que maneiras práticas o poder público municipal poderia oferecer apoio às iniciativas ligadas à cultura?
- Que tipos de incentivos a gestão pública municipal poderia oferecer aos artistas – especialmente aos artistas locais – garantindo que eles tenham a motivação e as condições necessárias para desempenhar seus trabalhos?
- Qual a importância de uma equipe de projetos ligada ao poder público municipal destinada a oferecer apoio às iniciativas culturais?
- Qual a importância da formulação de um Calendário Cultural para o município?
- Que tipos de ações de capacitação a gestão pública municipal poderia promover em prol das pessoas envolvidas com a cultura?
Apesar de nortear as discussões, estas questões não as limitaram e vários outros questionamentos foram feitos. Dentre as principais sugestões oferecidas pelos participantes, estava a de que o presidente da Fundação Cultural de Quixadá – que tem status de secretário -, fosse alguém ligado a área, com evidenciada capacidade de gestão e visão dos problemas e possíveis soluções para o setor.
Ricardo Silveira fechou o evento assegurando que é de seu interesse que, numa eventual gestão pública sob seu comando, o presidente da Fundação Cultural seja escolhido através de consenso entre as pessoas ligadas à cultura quixadaense, sem interferências políticas, independente de questões partidárias e preferências particulares. A iniciativa foi bastante aplaudida pelos participantes do evento.
No fechamento das discussões, o cineasta quixadaense Clébio Ribeiro Viriato, premiado internacionalmente pelo filme “A Lenda do Gato Preto”, expressou numa mensagem em vídeo sua satisfação em ver a cultura sendo priorizada no debate. Disponibilizamos o vídeo a seguir. Confira.
Debate fraco….nem os próprios artistas entendem o que é cultura….aí se aprochegam tentando tirar vantagem, ocupar algum cargo… Infelizmente.