Orçada em cerca de R$ 30 milhões, a instalação da adutora de engate rápido que oferecerá socorro hídrico a Quixeramobim a partir do Açude Pedras Brancas, localizado entre os municípios de Quixadá e Banabuiú, prossegue em ritmo avançado e está quase pronta.
Com extensão de 60,1 quilômetros de dutos, a Adutora já está com cerca de 90% das obras concluídas, e deverá levar, além da água, o alívio para as famílias de Quixeramobim.
Apenas alguns pequenos trechos, uma estação de bombeamento e uma extensão da área urbana, até a Estação de Tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Quixeramobim precisam ser concluídos.
A estiagem que se estende à Quixeramobim afetou diretamente o abastecimento local. As recentes chuvas não foram suficientes para recarregar o principal reservatório da cidade e o maior Açude, o Fogareiro, também não obteve volume considerável e atualmente apresenta 0,1% de sua capacidade.
“Também criamos um sistema de bombeamento de água do subsolo do Açude Quixeramobim. Uma inovação hídrica para momentos de emergência”, disse o prefeito Cirilo Pimenta.
Para evitar colapso, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado perfuraram mais de 100 poços profundos. Também foram instalados chafarizes, cerca de 40, nos bairros onde há dificuldade da água chegar às torneiras.
Queria dizer pra D. Maria José, que a água do Pedras Branca pertence ao Banabuiú e não Quixadá.
o Hospital Regional não veio pra Quixadá, pq alegavam a falta de água na nossa cidade, e levaram exatamente pra Quixeramobim, terra que está dependendo totalmente de Quixadá pra ser abastecida de água, ô bando de políticos VAGABUNDOS esses da nossa cidade, é bom juntar-se a população de Quixadá ir em rumo do Pedra Branca e quebrar essa adutora, ,pq Quixadá também vai ficar sem água. O mais revoltante é que o o povo ainda vai as ruas fazer campanha pra ESSE BANDO DE BANDIDOS, PQ POLÍTICA PRA MIM SÓ TEM UM SINÔNIMO: BANDIDAGEM, VERDADEIROS MARGINAIS.
Agora temos que cobrar de todos os políticos, para que seja construída uma adutora, ou canal para transposição de água ou do Rio Banabuiú ou até mesmo do Jaguaribe, pois o açude Pedras Brancas não será em pouco tempo, mais a salvação nem de Quixadá e nem de Quixeramobim. Essa tal política de medidas paliativas é igual a política de guerra entre países, ou seja, um invade o outro para saquear o que o outro país tem, além de deixá-lo arrasado. Os políticos em sua maioria no Brasil, não fazem uma política de Estado próspero, de uma nação progressista e independente. Política de interesses partidários é política que leva o país ao fundo do poço, e o povo é quem paga o pato. As elites não.
Chupa cambada de quixadaense lesado. Falaram tanto mal do PT, do governador, vai chupando!!!!!!! É bom que Quixeramobim passe Quixadá, esta cidade é muito ingrata. Veja o que fizeram com o Ilário e o PT aqui.