A Câmara Municipal de Quixeramobim homenageia nesta sexta-feira (11), durante sessão solene, os governadores Camilo Sobreira de Santana, que será agraciado com a Comenda 14 de Agosto, concedida pelo presidente da Câmara, Everardo Júnior; e o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Henrique Saraiva Câmara, que será agraciado com a Medalha Confederação do Equador, concedida pelo vereador Rômulo Filho. Os dois Governadores têm raízes no município, pois ambos são “Netos de Quixeramobim”.
Camilo Sobreira de Santana, nasceu no Crato, em 3 de junho de 1968. Seu pai, Eudoro Santana, nasceu em Quixeramobim. Camilo é engenheiro agrônomo, professor e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Formado em Engenharia agrária pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma Universidade. É cidadão honorário dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixeramobim. Foi o deputado estadual mais votado do Ceará em outubro de 2010, com 131.171 votos. Em 2014, foi eleito o governador do estado do Ceará.
Recifense, Paulo Henrique Saraiva Câmara nasceu em 8 de Agosto de 1972. Seu pai, José Waldo Saraiva Câmara, nasceu em Quixeramobim. Paulo é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Na mesma instituição, tornou-se especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestre em Gestão Pública. Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), entrou para o governo estadual em 2007, como secretário de Administração. Em 2010, assumiu a secretaria de Turismo e, em janeiro do ano seguinte, a da Fazenda. Nesta última pasta, ficou até o início de 2014, quando foi indicado pelo partido (PSB) para concorrer às eleições. Em 2014 foi eleito governador de Pernambuco no primeiro turno, com 68% dos votos, sendo o candidato a governador mais bem-votado do país naquela eleição.
Os Governadores vistam a cidade na semana do Conselheiro, momento de grande movimentação no município, onde são realizados diariamente atividades voltadas ao “Conselheiro Vivo”, movimento cultural dedicado à preservação da memória histórica de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro. Na ocasião, será entregue aos governadores uma pauta de sugestões para o desenvolvimento do nordeste, em especial na região do semi-árido.
A solenidade terá início às 10h:00min e acontece no auditório da EEEP. Dr. José Alves da Silveira.