Estudantes do IFCE de Quixadá encenam “Sob a Pétala da Pólvora”

- por
  • Compartilhe:

ifce-600x400Na próxima terça-feira, 26 de abril, estreia a peça “Sob a Pétala da Pólvora”. A montagem será encenada pelos estudantes do campus de Quixadá, que integram a Companhia de Artes Curral de Pedras, do Programa de Arte e Cultura. O espetáculo tem início às 19 horas e acontece no auditório Nilo Peçanha. Na sexta-feira, nos mesmos local e horário, haverá uma segunda exibição.

A peça é baseada no livro homônimo, escrito pelo professor de língua portuguesa do campus, Élder Vidal, e se passa no período da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil. No entanto, não é um texto datado e deixa espaço para que o público faça conexões atemporais.

O autor explica que a ideia do livro nasceu “de uma pesquisa realizada entre os anos de 2010 e 2013 com pessoas que foram torturadas pela Ditadura Militar nos prédios do DOI CODI de São Paulo e do Rio de Janeiro”. Após recolher os relatos, Élder fez uma pesquisa histórica sobre o contexto político de sobreviventes e transformou-os em ficção.

O objetivo, segundo o professor, é dar conta de uma “lacuna ficcional que ainda há sobre esse período e criar uma ficcão reflexiva que nos torne mais capazes de construir os pilares de um país mais democrático”. A peça narra a história da filha de um militar do DOI CODI, que se apaixona por um rapaz do Partido Comunista. Ele sonha com nascimento de um novo país, a partir do Araguaia.

O espetáculo é dirigido pelo professor de teatro do campus, Tomaz de Aquino, e por Vernildo Silva. De acordo com Tomaz, trabalhar o teatro com os estudantes possibilita que eles tenham “conscientização corporal, trabalhem a atenção, o espírito de coletivo e desenvolvam a cidadania”.

Serviço:

Encenação de “Sob a Pétala da Pólvora”, com noite de autógrafos

26 e 29 de abril

19 horas | Auditório Nilo Peçanha

Entrada: 1kg de alimento (pode ser trocado no IFCE – sala da Extensão – ou na Fundação Cultural – de 9h às 12h e de 18h às 21h).




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.