Os suíços rejeitaram, em plebiscito neste domingo, 05, a proposta de conceder um salário mínimo básico de 2.250 euros mensais a todos os cidadãos do país, de acordo com os primeiros resultados do pleito divulgados por institutos de pesquisa.
Os dados da votação revelados até o momento apontam que 78% dos eleitores votaram “não” ao projeto que prometia garantir “uma vida digna e participação na vida pública aos que inclusive não exercem nenhuma atividade lucrativa”.
A iniciativa partiu de um grupo de cidadãos suíços independentes. Tanto o Parlamento quanto o governo suíço já haviam dito que não concordavam com a medida e alegaram que os cofres públicos não suportariam o rombo.
A proposta previa a concessão de 2.500 francos suíços (cerca de 2.250 euros) para adultos e de 625 francos suíços (560 euros) para jovens e crianças, independentemente de seu nível social, e de duração vitalícia.
Apesar da derrota, os autores da proposta não se deram por vencido e disseram que a votação serviu para “conscientizar” sobre a necessidade de um novo contrato social entre governo e população.


Informação totalmente errada que leva as pessoas ao erro e formação de opinião errôneo.
A maioria dos países da Europa tem programas sociais para os seus cidadãos, dinheiro para sustentar as necessidades básicas, até a Suíça tem esse sistema. Mas para isso tem que se prender alguns requerimentos, como não ter outra renda, provar que está procurando trabalho e etc.
O que eles votaram, era para qualquer um cidadão terem uma renda sem demais requerimentos. So por existir.
No Brasil bolsa família é dado para as pessoas extrema pobreza, 200,00 reais ?! um valor simbólico se você ver como o Brasil é rico.
A manchete desta reportagem ao invés de informar os cidadãos, forma opinião errada.