A Prefeitura de Quixadá confirmou a existência de uma investigação, por parte das equipes de saúde da família, de óbitos ocorridos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24 horas) e no percurso entre Quixadá e Fortaleza, durante transferências de pacientes.
A suspeita é de que o vírus chikungunya tenha agravado o quadro de saúde dos pacientes, levando-os à morte por outras razões, ou ele mesmo ter sido a causa direta dos falecimentos.
De acordo com as informações da prefeitura, os principais grupos de risco são os seguintes: menores de dois anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos e com comorbidades, isto é, quando o idoso já é acometido de pelo menos duas patologias.
Sem revelar o número de óbitos em investigação, a nota emitida pelo poder executivo afirma: “As Equipes de Saúde da Família estão investigando óbitos ocorridos na Unidade de Pronto Atendimento ou em percurso a Fortaleza que supostamente possam ter sido agravados pela Chikungunya. Porém, a Causa Morte decretada pelo médico nas Declarações de Óbitos consideradas principalmente são: Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Respiratória, Falência Múltiplas dos Órgãos , dentre essas teve UM caso decretado pelo médico como Causa Morte Chikungunya.”
Ontem, o Monólitos Post trouxe ao conhecimento do público, através de informações reveladas por uma autoridade de saúde de Quixadá, que dezenas de óbitos estão sendo investigados, com suspeita de terem como causa a chikungunya. Segundo esta fonte, o número de mortos pode passar de 30.
A Prefeitura de Quixadá também informou dados sobre o número de notificações de dengue, zika e chikungunya no município.
VEJA TAMBÉM: Dezenas de óbitos em Quixadá estão sendo investigados com suspeita de terem como causa a chikungunya
__________
- Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com
Não seria a hora de mudar o comando da PM em Quixadá? Tentar mentes novas, ideias novas, que contribuam pra melhoria da segurança por que com o atual comando já está provado que a violência aumenta assustadoramente algo tem ser modificado.