O presidente interino Michel Temer (PMDB) deve vir ao Nordeste para conversar com governadores da região por maior contribuição em novo projeto de revitalização do rio São Francisco, que deve custar, pelo menos, R$ 10 bilhões, além dos já gastos na obra da transição, ainda em andamento.
Segundo estudos do Governo Federal, a capacidade do rio São Francisco de gerar água é insuficiente para garantir a funcionalidade da bilionária Transposição, sendo necessária uma série de outras intervenções para garantir o abastecimento da obra.
O governo pretende terminar obras de saneamento em cidades na bacia do rio, desassorear o leito e recuperar mananciais, entre outras intervenções, no projeto Novo Chico. Hoje, calcula-se que serão gastos pelo menos R$ 10 bilhões até 2026.
O valor deve ser ainda maior, já que o governo ainda trabalha no orçamento de algumas intervenções e, para garantir a obra, deve pedir maior contribuição de estados beneficiados para levantar a verba. (informações do Ceará News.)