Justiça abre processo para cassar registro do PT e partido pode ficar proibido de disputar eleições

- por
  • Compartilhe:

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, abriu processo para apurar uso de verbas públicas da Petrobras pelo PT. Em caso de confirmação da ilegalidade, o partido pode ter o registro de funcionamento cassado. O pedido original da Corregedoria-Geral Eleitoral foi feito em setembro do ano passado, mas, segundo a corte, teria “extraviado”.

O processo deriva da prestação das contas da campanha da presidente Dilma Rousseff e do Comitê Financeiro do PT em 2014, aprovadas com ressalvas, devido às suspeitas de irregularidades detectadas à época. Foi instaurado com base em informações da Operação Lava-Jato, que levantou provas de que o esquema de desvio de recursos na estatal abasteceu o caixa da legenda.

Em troca de contratos públicos, empreiteiras teriam feito repasses ao PT e às campanhas do partido, inclusive as presidenciais, na forma de doações oficiais e clandestinas. O suposto uso do sistema oficial para recebimento de propina é um indício de lavagem de dinheiro obtido por meio de corrupção.

13876487_921388077971685_5364751785768304112_n

José Guimarães e Ilário Marques na convenção do PT em Quixadá. Ainda não há certeza de que Marques será liberado pela Justiça para disputar as eleições em 2016. (FOTO: Divulgação)

O pedido de abertura de processo havia sido feito em setembro do ano passado pelo ex-corregedor-geral da Justiça Eleitoral ministro João Otávio de Noronha, ao gabinete do então presidente do TSE Dias Toffoli. Ele embasou o pedido em informações remetidas por Mendes, relator das contas de campanha de Dilma e do PT. “As doações contabilizadas parecem formar um ciclo que retirava os recursos da estatal, abastecia contas do partido, mesmo fora do período eleitoral, e circulava para as campanhas eleitorais. No período eleitoral, o esquema abasteceria também as campanhas diretamente”, escreveu Mendes à época.

EM QUIXADÁ E SENADOR POMPEU

Em Quixadá e em Senador Pompeu, ambos no Sertão Central do Ceará, a empreiteira Camargo Corrêa, uma das investigadas na Operação Lava Jato, abasteceu campanhas do PT no ano de 2004. Os diretórios locais nunca apresentaram uma nota oficial explicando as estranhas doações.

Uma eventual cassação do registro do partido afetaria diretamente o processo eleitoral em Quixadá, onde o PT tenta disputar a prefeitura.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. É a verdade verdadeira que tem que ser informada ao povo. Ser verdadeiro é o que todo político e as pessoas que de alguma forma estão envolvidas na política devem ser, enfim, pessoas públicas, pessoas que trabalham direta ou indiretamente junto ao público devem manter a população bem informada, instruída para que não caiam nas armadilhas de maus políticos.

  2. Acho que há um tendência nas noticias deste Jornal, o melhor seria se manter posicionado de forma neutra, colocando que o PT, que roubou muito a Petrobras, em igual situação ao PMDB, PP, PSDB, que também roubaram muito, no caso do PMDB e PT, estavam juntos na mesma chapa que governou nosso pais e portanto são farina do mesmo saco. O melhor seria uma divulgação das falcatruas dos maus políticos do PT e dos maus políticos do PMDB, se é que existem algum bom politico nestes partidos. Colocar as noticias de uma forma tendenciosa excluirá muitos leitores equilibrados e formadores de opinião e será um grande prejuízo para este jornal e a sociedade.
    o Filosofo Frances Volter já dizia: Posso discordar de tudo que você fala, mas lutarei com todas as minhas forças para ouvir você defende-las.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.