O governador Camilo Santana visitará Quixadá. Obviamente, virá prometer. É isso o que mais ele tem feito quando coloca os pés na Terra dos Monólitos.
É válido, antes da sua chegada aqui, lembrar algumas coisas que revelam a frieza com que Camilo tem tratado os quixadaenses.
Quando a sociedade quixadaense estava de luto pela morte dos PM’s assassinados no dia 30 de junho, durante troca de tiros com um bando fortemente armado, o governador petista se recusou a vir ao pesaroso município prestar uma última homenagem aos heróis mortos.
Para quem não sabe, é o governador do Estado o chefe maior da PM, motivo pelo qual a atitude mais digna teria sido sua visita aqui naquela ocasião, até para cumprir um papel meramente institucional. Não precisava nem sentir nada por nossa gente ferida, abalada, ou pelas famílias que na ocasião derramavam lágrimas de sangue e revolta. Bastava cumprir sua função de governador naquela hora que, para nosso povo, foi extremamente dolorosa. Teria sido menos feio. Mas Camilo nem pisou aqui. Agora quer vir pedir votos e prometer mais.
Curiosamente, o evento no qual a presença de Camilo Santana está sendo aguardada, será realizado exatamente no mesmo local em que ele fez uma promessa de campanha que todo mundo sabe que não foi cumprida. Do alto do seu próprio palanque, no dia 11 de setembro de 2014, no Bairro Alto São Francisco, em Quixadá, prometeu que, ganhando as eleições, seria o governador mais empenhado que já existiu pela instalação do curso de medicina em Quixadá. Até hoje, porém, nenhum empenho significativo do governador foi visto. De todos os políticos, Camilo talvez tenha sido o que menos fez empenhos para que isto aconteça. Mas virá ao mesmo local fazer novas promessas.
Não sei exatamente o que nossa sociedade e os nossos queridos PM’s e suas famílias pensam a respeito deste tipo de tratamento. Particularmente, encaro esta como uma maneira fria de um governante tratar o povo e os militares sob seu comando. É como se nós, povão, fôssemos um bando de bobos. Camilo talvez seja um bom homem, bom pai, bom marido, um cidadão honrado. Como governante, no entanto, ao menos para Quixadá, tem se comportado de modo frio e bem calculado.
Mas, pensando bem, promessa é promessa. Camilo vai fazer muitas quando vier a Quixadá. Acreditará nelas quem quiser. Só acho que os quixadaenses merecem mais respeito do governador do Estado.
________
NOTA DO AUTOR: Que a matéria seja uso político da dor de um povo é mera interpretação. Por outro lado, que o governador do Ceará deixou de fazer seu papel de líder quando nosso povo chorava a morte dos seus honrados PM’s, isto é um fato que todos conhecem. Tem uma grande diferença aí. A verdade só incomoda um tipo de pessoa. E não é escondendo ela que a gente combate o erro; antes, é fingindo, às vezes pra nós mesmos, que ele não existe. Toda a nossa solidariedade é dirigida aos familiares dos PM’s mortos e à nossa sociedade injustiçada. Quem desonra a memória de quem merece ser lembrado por suas lutas é quem os deixa no esquecimento, enquanto quem poderia ter feito mais para defendê-los não fez, não faz, e ainda ousa pedir apoio.
________
- Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com
Pra mim ele é mais bandido que os bandidos que mataram covardemente os policiais. uma boa parte da população de Quixadá é pobre e analfabeta, (sem ofensas) por isso é enganada tão facilmente por esses políticos mentirosos que só pensam neles mesmos!
Povo de quixada derem o troco ao governador nao vao ninguem ver ogovernador mentir ele nao merece. Que voces estejao la
E uma vergonha Quixadá ficar com a cabeça baixa para esses políticos, ficar esperando migalhas e promessas falsas, temos e que cobrar deles seriedade com o povo quixadaense, e uma vergonha aceitar o desprezo do governador pelos policiais quixadaenses, vocês acham certo isso, ter que ir sorrir para esse sujeito, ele merece e uma vaia grande
Falou tudo!
Parabéns pela matéria, falou com propriedade e apenas a realidade!
Att
Rossano Carneiro
“Em vez de jogar pedras no passado, vamos aproveitar todas as pedras para construir o futuro. “(Emílio Garrastazu Médici)
Sr Welber é desesperoooooooo
É tudo um jogo de política. Prestar solidariedade para as famílias e amigos dos PM’s ele não veio, mas pedir voto e fazer falsas promessas juntamente de mais alguns mentirosos ele vem. É algo que dá nojo, é lamentável esses políticos passando por cima de tudo, até de suas próprias palavras, para se dar bem a custo de tudo.
Eles (políticos) vivem exatamente disso, promessas e mentiras. Cabe a população de Quixadá apenas não ir ao encontro do governador do estado como prova de que não gosta de ser enganada. Se formos listar quantas promessas por ele não fora cumprida por esse governo para com nossa querida cidade, passaremos o dia todo aqui (hospital regional, curso de medicina, asfaltamento de ruas, industria, um novo presídio…)
Quixadá assim como o Brasil merece dar uma repaginada em sua história, melhorar seu quadro de representantes ,seus vereadores são uma vergonha, seus deputados já dizem a que vieram, prefeito colocado por conchaves e acordos politicos, acredito que essa cidade que pensa um dia em se tornar um polo universitário não se deixará levar pelo o descaso e ficar marcando passo mais uma vez.
Quero ver se vai algum professor fazer protesto hj na praça .
Prezados, onde está a imparcialidade de vocês? Este é o pilar para um jornalismo sério, competente. Este senhor, autor desta matéria, é assumidamente partidário, faz campanha para um dos candidatos até. Esse site é uma vergonha!