Os aprovados no último concurso público promovido pela prefeitura de Quixadá lotaram, na manhã desta quinta-feira, 13, as dependências da Câmara Municipal para pedir aos vereadores explicações acerca de uma sindicância, proposta originalmente pelo vereador Kleber Júnior – e aprovada em plenário -, destinada a averiguar supostas irregularidades na realização do certame.
Há dias o Monólitos Post vem
alertando para o avanço de um movimento político concentrado com a finalidade de conseguir espaço para anular o concurso público.
Aprovada às escuras durante sessão que não foi transmitida ao público via internet, a sindicância – cuja existência já foi reconhecida pelo prefeito interino, Wellington Xavier, defendida publicamente pelo prefeito eleito, Ilário Marques, e votada pelos integrantes do legislativo, deixou os concursados apreensivos. O motivo é simples. Eles temiam que a investigação da câmara fosse apenas uma manobra para anular o concurso, abrindo espaço para o próximo prefeito beneficiar os seus apadrinhados políticos.
De fato, pressionados a dar explicações sobre as razões pelas quais decidiram abrir tal sindicância, nenhum vereador foi capaz de apresentar qualquer fato plausível e passível de colocar a lisura do concurso público em xeque. Não há nenhum recurso junto à banca examinadora, não há nenhuma denúncia feita ao Ministério Público ou sequer um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil apresentando qualquer questionamento sobre a realização do concurso.
Vale ressaltar que o concurso foi orientação do poder judiciário, acompanhado de perto pelo Ministério Público em todas as suas etapas e segue, até o momento, o que reza o edital. A ideia de abrir tal sindicância é baseada, portanto, somente em histórias ouvidas por um ou outro e relatos isolados publicados nas redes sociais.
“A VAGA É NOSSA”
Mais cedo, durante a manhã, dezenas de concursados se reuniram na Praça José de Barros, no Centro da cidade, de onde se organizaram para caminhar até a Câmara Municipal. No percurso, palavras de ordem, tais como “a vaga é nossa”, foram ditas pelo grupo, que também promoveu uma apitação.
SINDICÂNCIA BARRADA

Vereador Luiz do Hospital apresenta requerimento pedindo anulação de sindicância. Pedido foi acatado.
Após intenso debate, com exposições feitas pelo vereador que propôs o requerimento pedindo a sindicância, Kleber Júnior, o advogado Leandro Teixeira Gomes e o jovem Renan, representantes dos concursados, bem como pelo Dr. Gladson Alves, conselheiro estadual da OAB, os parlamentares decidiram acatar o requerimento do vereador Luiz do Hospital e colocar fim a qualquer intenção de realizar uma sindicância.
Um documento assinado por todos os vereadores e pelos representantes dos concursados foi redigido, solicitando à prefeitura a suspensão de qualquer ideia que porventura tenha sido originada na câmara municipal acerca de qualquer tipo de sindicância sobre o concurso. Agora, o prefeito interino terá a oportunidade de homologar o concurso, sem mais demora, dando aos aprovados a oportunidade de “colocar as mãos” no sonho do serviço público.
________
- Siga o autor no Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Siga o autor no Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com





O POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO.
nós não estamos querendo nada demais.Só o que e nosso por direito, conquistamos por competência e muito esforços.Unidos seremos mais forte. Desistir jamais lutar sim?