O assassinato do vigilante Edilson Nascimento, de 50 anos, durante assalto a agência dos Correios em Quixadá, na manhã desta terça-feira, 29, chocou a população do município. Nas redes sociais, uma pergunta repetida várias vezes foi a seguinte: “Cadê o Raio?” Considero-a totalmente inapropriada e digo o motivo.
O BPRaio foi instalado em Quixadá no dia 23 de junho deste ano, durante cerimônia oficial que contou, inclusive, com a presença do Governador Camilo Santana. De lá para cá não é possível negar o óbvio: as ocorrências de roubos, pequenos assaltos, invasões a residências e arrombamento de lojas diminuíram significativamente. As atividades diárias dos profissionais de segurança pelas ruas da cidade, não só dos componentes do Raio, mas de toda a polícia, tem surtido efeito positivo sim.
Crimes como os que aconteceram hoje na agência dos Correios independem da presença do Raio em Quixadá, embora, é óbvio, a atuação desta força de elite tenha bom potencial para coibir tal tipo de atividade criminosa. Não garante, por si só, é claro, que tais iniciativas nunca serão tomadas pelos bandidos. Quando o assalto aos Correios estava acontecendo, o Raio estava fazendo o que faz todos os dias: trabalhando. Não tem condições, porém, de estar em todo lugar ao mesmo tempo, ainda mais por se tratar de um efetivo bastante limitado em termos de componentes.
A população precisa entender que a instalação do BPRaio em Quixadá não implicou em aumento de efetivo policial. O que houve foi que alguns policiais apenas trocaram a cor da farda após receberem treinamento. Aumento de efetivo mesmo não aconteceu. Os componentes do BPRaio foram retirados do efetivo já existente.
A pergunta que deveria ser feita mesmo é a seguinte: “Cadê o Governador?” Explico porque ela é mais apropriada.
Em julho, quando visitou Quixadá em clima eleitoral para cerimônia de instalação do BPRaio, Camilo Santana anunciou outra série de medidas: prometeu Delegacia 24 horas, prometeu instalação de base com helicóptero do Ciopaer, prometeu instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, prometeu aumento do efetivo e melhores condições de trabalho para os PM’s e prometeu muito mais. O ano já vai acabar e, até agora, qual destas promessas você já viu cumprida? Em vez de reclamar da Polícia, que se esforça, dentro das condições que lhe estão disponíveis, para defender nossa segurança e a paz social, você já reclamou o cumprimento das promessas do governador?
Você sabia, por exemplo, que a vida útil de um viatura policial é de cerca de dois anos, e que o efetivo do 9º Batalhão ainda conta com viaturas que remontam ao lançamento do programa Ronda do Quarteirão, de 2007, e que as viaturas mais novas que circulam por aqui são de 2012? Algumas delas, inclusive, estão na oficina, sem condições de funcionamento.
Enquanto você reclama da polícia nas redes sociais, os políticos estão satisfeitos em esperar pela volta do clima de eleições para voltarem a fazer novas promessas. E sabe o que é pior? Todos nós estamos vendo há muito tempo que esta tática deles, pelo menos aqui no Sertão Central, tem funcionado. Isto revolta a grande maioria das pessoas de bem, mas a revolta, incrivelmente, não é levada para a cabine de votação. O sistema hipócrita e ineficiente, portanto, agradece.
________
- Siga o autor no Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Siga o autor no Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com
Sou subtenente da PM e, no momento, estou respondendo pelo comando do RAIO aqui em Quixadá. Gostaria de lhe agradecer pela defesa sensata que hora faz de nossa tropa. E dizer que entendemos o anseio da população em querer que estejamos em todo lugar, a toda hora, mesmo sabendo que isto é impossível. Mas estamos e vamos continuar fazendo o melhor que pudermos. Contém conosco!!!
CADÊ A POLÍCIA MILITAR ? QUE NINGUÉM VER UM POLICIAL NAS RUAS . É UMA VERGONHA ,FALTA DE GESTÃO E ADMINISTRÇÃO MILITAR . Precisamos cobrar das autoridades competentes mais segurança , se cada um (a) fizesse sua parte a situação era outra .
Cadê o RAIO? Eu estava do lado deles assim que ocorreu o sinistro, e não estou defendendo eles não, mas os caras foram ágeis, e em menos de 2 minutos do acontecido eles chegaram ao local e saíram em perseguição dos criminosos. Querem cobrar deles, então vamos cobrar direito. Eles não tem Bola de Cristal pra adivinhar quando um bandido infeliz está próximo de cometer um delito contra um cidadão de bem. Fica a Dica