A cidade de Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, foi fundada em 25 de janeiro de 1988, e tem uma população estimada – no ano de 2016 – de 17 968 habitantes, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O município desenvolveu-se com a construção do Açude Arrojado Lisboa. A construção foi feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, sendo este o quarto maior reservatório de água do Brasil e o terceiro do estado, seguido do Castanhão e Orós.
A cidade possui cinco distritos: Banabuiú (sede), Laranjeiras, Pedras Brancas, Rinaré e Barra do Sitiá.
A Prefeitura de Banabuiú está preparando nesta terça-feira (24) uma grande festa para comemorar o 29º aniversário de emancipação política do Município. O evento contará, entre outras coisas, com bandas de forró para animar a população da cidade.
A administração municipal deverá desembolsar cerca de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para bancar a festa, a contratação se deu na modalidade de inexigibilidade, ou seja, sem concorrência entre empresas.
Segundo o parecer da procuradoria “A inexigibilidade para a contratação de serviços artísticos, por sua vez, encontra fundamento na subjetividade que lhes é imanente. A arte não é ciência, não segue métodos, não é objetiva. Antes disso a arte é uma expressão da alma, do espírito, da sentimentalidade, da criatividade, por tudo e em tudo singular”.
Segue abaixo o parecer completo da Procuradoria de Banabuiú: