No último dia 09 de janeiro a Prefeitura de Quixadá realizou uma dispensa de licitação para contratar por quase R$ 800 mil uma empresa para realizar a coleta de lixo no município.
Embora o valor seja consideravelmente alto, a prefeitura resolveu “ajudar” a empresa, e o caminhão caçamba do PAC, enviado pelo Governo Federal, está sendo utilizado para coletar o lixo da cidade.
Revoltado com a situação, um leitor enviou um vídeo para nossa redação onde mostra o caminhão do PAC transportando lixo para o aterro sanitário. No vídeo é fácil constatar que o veículo está se dirigindo para local onde fica o lixão, ou seja, as margens da CE 060.
Nossa reportagem entrou em contato com o sr. Christian Quezado, Secretário de Desenvolvimento Urbano, ele disse que não teria nada a relatar sobre o assunto, iria verificar a situação e posteriormente retornaria, contudo até o fechamento dessa matéria não tivemos retorno.
O Ministério Público Federal (MPF) já enviou recomendação a várias prefeituras de municípios cearenses e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Ceará, para que sejam adotadas medidas de fiscalização da utilização das máquinas e veículos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com o Governo Federal os equipamentos se destinam exclusivamente à recuperação de estradas vicinais e outras obras de interesse social relacionadas à promoção da agricultura familiar e da reforma agrária, e o desvio de finalidade, além da aplicação de sanções aos gestores responsáveis, pode resultar na revogação da doação e retomada das máquinas pela União.