O Instituto Federal do Ceará – Campus Quixadá – fica localizado próximo ao Açude do Cedro, distante aproximadamente seis quilômetros do centro da cidade, para instalação da sede no município existiu um acordo entre o MEC e a prefeitura, onde a administração municipal ficaria responsável pelo transporte dos alunos.
O IFCE alega que por esse motivo o campus não recebe nenhuma verba para esse tipo de serviço, que sempre foi realizado pela prefeitura.
Porém neste início de ano a direção do IFCE foi surpreendido pela informação de que a prefeitura estaria racionando recursos e com isso iria diminuir as rotas de transporte dos alunos para a sede da instituição.
No último dia 07 de fevereiro o instituto divulgou em sua página oficial no Facebook que a partir de então a prefeitura irá disponibilizar o transporte apenas nos horários de início e fim dos turnos manhã e tarde, sem viagens nos intervalos como estava acontecendo até a semana passada.
Na postagem a Coordenação de Infraestrutura do Campus disse que até tentaram conversar com a secretaria de educação do município tentando manter o trajeto durante o horário do intervalo, mas o apelo não foi atendido.
Ainda de acordo com a coordenação, durante o período da noite o transporte dos alunos continua da mesma maneira, mas com veículos da instituição.
“Estamos sendo obrigados a ficar no Campus mesmo sem ter aula”, disse um dos alunos do IFCE.
Tentamos contato com o IFCE para saber até quando os estudantes deverão ser prejudicados por essa atitude da gestão municipal, porém as pessoas que atenderam nossas ligações não conseguiram responder.
E uma fauta d comcideracao com as pessoa