Quem não se lembra do famoso “Tijolão” da Nokia? 0 3310? pois é, depois de 17 anos do seu lançamento, a finlandesa resolveu “reviver” o aparelho que foi sucesso de vendas na época e foi parar em todas as partes do mundo. Eu mesmo, ainda criança lá nas ruas do custódio cheguei a jogar o famoso jogo da cobrinha por horas e adorava ostentar o aparelho entre os amigos.
A Nokia até fez um suspense durante algum tempo, 17 anos pra ser mais exato. Quanto suspense não? Mas parece que os exigentes fãs de tecnologia pressionaram a marca nas redes sociais a relançar o aparelho, tanto que a Nokia atendeu os pedidos e resolveu colocar 17 anos depois uma nova versão do famigerado “tijolão” no mercado.
Para a maioria dos usuários, a versão original do aparelho é icônica, por causa da popularidade que ele alcançou e robustez que possuía. Para se ter ideia do que eu tô falando, pouco mais de 126 milhões de unidades da primeira versão dele foram produzidas antes que a Nokia resolvesse aposentá-lo em 2005.
A Nokia Voltou?
A Nokia que conhecíamos foi vendida para a Microsoft, a venda incluía o uso da marca até 2017 e absolveu todos os funcionários da empresa. Aí você deve está se perguntando, e quem vai fabricar os novos aparelhos? Bom, a nova versão será vendida sob a licença da também finlandesa HMD Global, que é responsável por fabricar e distribuir outros modelos de smartphones Android da marca Nokia.
Isso significa que a Nokia que conhecíamos já não existe mais. Todos os engenheiros, desenvolvedores e demais membros originais da empresa hoje trabalham na Microsoft. Então, só restou a gigante finlandesa encontrar um parceiro capaz de produzir seus aparelhos com a qualidade que só ela tem, no caso, a HMD Global foi a privilegiada pra não deixar a marca morrer. E que morte triste seria não?
E o que dizem os especialistas sobre isso?
“O 3310 foi o primeiro celular a ser produzido em massa e há uma enorme nostalgia e carinho das pessoas por ele”, comentou Ben Wood, membro da consultoria de tecnologia CCS Insight.
A Nokia anunciou a volta do aparelho antes do início do Mobile World Congress, um dos congressos de tecnologia mais importantes do mundo, que, esse ano aconteceu em Barcelona. Marcas como LG, Huawei e Lenovo também aproveitaram o congresso para lançar novos aparelhos, que vocês vão conhecer aqui na coluna viu? Só aguardar.
“Se a HMD tivesse anunciado apenas dispositivos Android (no congresso), eles teriam apenas um pequeno espaço na imprensa. Então, o 3310 é um movimento muito inteligente e esperamos que ocorram vendas em volumes significativos”, disse Wood (especialista em Mobile).
Outros Rumos
A Nokia que conhecíamos como já dito anteriormente, já não fabrica telefones há algum tempo, mas é especialista na fabricação de equipamentos de telecomunicações, como câmeras de realidade aumentada e kits de saúde com a marca Withings, além de ter sido a pioneira na estruturação das redes 5G em boa parte da Europa.
Veio pra Ficar
A nova versão do Nokia 3310 é um “telefone funcional” que vai na contramão dos últimos lançamentos, pois apresenta recursos limitados de uso da Internet.
O dispositivo depende da conexão 2.5G – que possui capacidade de navegar em velocidades de transmissão de dados consideravelmente mais lenta do que 3G ou 4G. O dispositivo conta com o sistema operacional S30+ da própria Nokia, que possibilita seus usuários navegar na Internet, porém, a gama de aplicativos disponíveis para download é infinitamente menor do que um Android ou iOS por exemplo. Além disso, ele conta com uma única câmera de apenas 2 MP.
Mas não se engane, a grande vantagem do “tijolão” sobre aparelhos mais poderosos é a duração da bateria. A HMD Global afirma que a carga do telefone com tela colorida é capaz de durar até um mês em Stand-by ou pouco mais de 22 horas de conversação. Dá pra falar até dizer chega não acham?
E o jogo da cobrinha vai ter? A resposta é sim!
E pra quem assim como eu sente saudades do jogo da cobrinha, não se preocupe, o novo 3310 vem com uma versão moderna do clássico jogo pré-instalada, que foi um dos fatores responsáveis pelo seu sucesso de vendas. De acordo com a Nokia, o preço de lançamento é de US$ 51,75 ou cerca de R$ 160 reais em conversão direta.
Agora, só nos resta esperar e torcer para que a lagoa celulares, a macavi ou as lojas americanas tragam a nova versão do aparelho pra Quixadá, mas não se apressem, até o momento ainda não se sabe quando o dispositivo irá chegar no Brasil.
Gostou da matéria? Então compartilha com os seus amigos e até a próxima!
Por Werbeson Arruda Santiago – Publicitário, Jornalista e Fã de Tecnologia
Email: werbessonsantiago@gmail.com



