As escolas públicas do município de Quixadá poderão ter em suas atividades curriculares o ensino de Educação para o Trânsito. É isto que propõe um projeto de indicação de autoria do vereador Raimundo Nonato Nunes, o Louro da Juatama.
O projeto, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Quixadá na última sexta-feira (15), tem como objetivo formar cidadãos que conheçam as leis de trânsito, desde criança, para um melhor convívio entre pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Bom lembrar que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes nas estradas. No país, todos os anos, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem tendo como motivo a imprudência ao volante.
O uso correto das vias, dos carros, motocicletas e veículos de um modo geral, tem enfrentado grandes problemas. Por exemplo, a população só passa a se preocupar como é o funcionamento do trânsito na época em que quer obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entretanto, este parece ser um erro, pois as aulas teóricas, de legislação e as aulas práticas são ensinadas de uma maneira muito rápida. A grande maioria dos alunos aprende tudo de uma vez, apenas decorando o conteúdo para realização do exame para obtenção da carteira de motorista.
Algumas atitudes devem ser adotadas para colaborar com a Educação para o Trânsito e diminuir os acidentes decorrentes de imprudências e a inclusão do tema como abordagem transversal às áreas curriculares torna-se imprescindível, visto que o trabalho permanente na escola possibilitará mudança de comportamento das pessoas. Preparar os estudantes das escolas públicas poderá ajudar a diminuir o número de mortes registradas em 2015, que comente no Estado do Ceará chegou a mais de duas mil e trezentas.
No mês em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito, dos dias 18 a 25 de setembro, a aprovação do projeto pelo parlamento quixadaense ajudará e muito no ensinamento, que pode atingir os quase 12 mil alunos do matriculados no ensino fundamental, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de como funciona o tráfego e a circulação de pedestres num município que tem quase 27 mil veículos circulando nas vias urbanas e rurais.
O vereador Louro da Juatama diz que o projeto vem para somar ao currículo dos estudantes e para possibilitar um ambiente pacífico, mostrando sua afinidade com a o tema da Semana Nacional de 2017, “Paz: Minha escolha faz a diferença no trânsito”. “Buscamos sensibilizar os educadores quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade no ato de transitar, tendo como como respaldo a aquisição de valores, posturas e atitudes na conquista de um ambiente solidário e pacífico entre os indivíduos, uma vez que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas também de amor à vida, solidariedade e respeito ao próximo”, comentou o edil.
O projeto espera agora a sanção do prefeito de Quixadá que tem 15 dias para dar o seu parecer.




kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, grande projeto!rsrsrsrrsrsrsrsrsrrsr.