TV Monólitos: Abandonados pela Prefeitura de Quixadá, alunos estão há dois meses sem ir ao colégio por falta de transporte escolar

- por
  • Compartilhe:

O aluno, em especial o mais carente, possui inúmeras dificuldades para manter-se na escola, tais como: alimentação, transporte, vestuário e material didático para uso diário. Por essas razões, o oferecimento do ensino público gratuito, muitas vezes, não é suficiente para permitir o acesso desse aluno na escola ou mesmo para assegurar a sua permanência no ensino. Foi pensando nessa realidade que governo atrelou ao dever de oferecer a educação, outras obrigações que complementam o direito ao ensino público e por meio das quais se possibilita o acesso e a permanência do educando no ambiente escolar, uma delas é o direito ao transporte escolar, e de qualidade. Importante ressaltar que o Ministério da Educação através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – executa programas voltados ao transporte dos estudantes.

A falta de estradas adequadas para se locomover e transportes precários, tem trazido muitos transtornos para os estudantes da comunidade, como baixa qualidade no seu processo de ensino aprendizado, e evasão escolar, principalmente de adolescentes, que não chegam nem a concluir o ensino fundamental. Além de tudo isso, em Quixadá a administração municipal, esse ano, ainda não conseguiu implantar o básico, ou seja, não consegue sequer oferecer transporte escolar para os alunos da zona rural.

Estamos chegando no último mês letivo e milhares de alunos estão sem assistir as aulas por falta de transporte, isso acarretará em um enorme prejuízo para o educando. Esse ano o calendário escolar foi, inclusive, alterado devido ao fato de que a administração municipal não conseguiu organizar o transporte escolar no período marcado para o início das aulas, mostrando uma falta de planejamento por parte da gestão.

Preocupadas com esse problema as mães das crianças do distrito de Cipó dos Anjos solicitaram que nossa equipe verificasse a situação dos alunos daquela região e, na última quarta-feira (11), pudemos confirmar que muitas estão sem estudar há quase dois meses pela falta de transporte escolar. “O carro daqui toda vida teve, eu não sei o que houve com essa nova administração que teve esse problema porque não existia esse problema não” disse uma mãe revoltada. As mães cobram uma solução por parte da prefeitura de Quixadá.

Assista a matéria da TV Monólitos.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Estas mães do espinheiro estão reclamando sem motivo por que o carro não parou nem um dia nesse ano e o horário é 15minutos a mais e na lagoa do feijão passa muito mais cedo, e nem por isso estão reclamando, elas deviam pensa nas outras crianças q estão sendo beneficiadas com a bondade desse motorista que está de parabéns.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.