
Atualmente o reservatório encontra-se com volume de apenas 0,04 hm³ ou 0,06% de sua capacidade total (Foto: Linda Lee Amorim)
O município de Itapiúna no Maciço de Baturité possui atualmente quase 20 mil habitantes e até pouco tempo era abastecido pelo Açude Castro, reservatório que possui uma capacidade de 62,31 hm³, mas que atualmente encontra-se com volume de apenas 0,04 hm³ ou 0,06% de sua capacidade total, devido aos seguidos anos de seca e estiagem.
Com volume insuficiente para abastecer toda a população, não sobrou outra alternativa que não fosse a perfuração de poços profundos, tanto na sede como nas comunidades rurais do município. Segundo nota da Cagece enviada ao site “A Voz do Bem”, atualmente Itapiúna e distritos estão sendo abastecidos com o auxílio de 11 poços, instalados nas seguintes localidades: Caio Prado, Itans, Bico da Arara e Barra Nova. Além disso, a companhia está instalando ainda outros 6 poços na sede para garantir a continuidade do abastecimento.
A população espera ansiosamente o início da quadra invernosa, para que o Açude Castro volte a pegar água suficiente para garantir a segurança hídrica do município, evitando assim maiores problemas quanto a falta de água potável para consumo humano em um futuro bem próximo.