No início de novembro o Monólitos Post divulgou que a atual gestão de Quixadá estava “capengando” e que o prefeito Ilário Marques (PT) cogitava trocar vários secretários, numa tentativa de mudar os rumos da administração.
- Leia matéria: Com uma administração “capenga”, prefeito de Quixadá deverá trocar quase todo secretariado
Na época foi mostrado que a falta de planejamento, desorganização e a ausência de realização de grandes obras, bem como ações inoperantes deram uma cara à gestão nesse primeiro ano: A imagem de uma administração cambaleante e sem rumo.
Embora o alcaide tenha negado que estivesse estudando a troca de secretários, nos bastidores já eram certas algumas mudanças, que não aconteceram naquele momento devido ao fato da notícia ter sido antecipada pelo site.
Acontece que na sexta-feira, 29 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios a exoneração do secretário de desenvolvimento urbano e meio ambiente, Christian Joseph Mendes Quezado – abaixo pode ser lida a portaria de exoneração. Para o cargo foi nomeado o cunhado da esposa do prefeito Francisco Kildary Lobo de Carvalho.
Procurado o ex-secretário confirmou a saída da gestão e disse que estava retornando para a Cagece, de onde é funcionário. “Estou retornando para a Cagece, acredito que em até cinco dias já esteja de volta” ressaltou Christian Quezado.
O certo é que Ilário Marques terminou seu primeiro ano de mandato em uma situação complexa. É mal avaliado pela população e a gestão encontra dificuldades para promover políticas públicas capazes de melhorar a vida dos quixadaenses, portanto tudo leva a crer que outras mudanças no primeiro escalão deverão ocorrer. Tudo isso para tentar mudar os rumos dessa gestão que ainda continuam incertos.