O sindicalismo brasileiro tem se perdido em meio a uma trama de disputa por dinheiro e poder. Com caixas milionários, entidades deixam de lado a missão de defender os interesses dos trabalhadores para manter estruturas inchadas de dirigentes que se perpetuam nos cargos. Em Quixadá a situação não difere muito do que está acontecendo no país.
Setecentos e cinquenta e quatro concursados do município de Quixadá ficaram bastante preocupados e surpresos com uma declaração da sindicalista Graça Costa durante uma reunião realizada na última sexta-feira (12). Se referindo ao concurso e ao prefeito Ilário Marques (PT), Graça afirmou o seguinte: “Ele disse que tá aguardando a decisão judicial (…) acha que a prefeitura ganha o processo”.
A preocupação dos concursados reside no fato de que o processo ainda não foi finalizado onde, inclusive, está marcada uma audiência para o próximo dia 24 de janeiro, a fim de que sejam ouvidas as testemunhas. Dessa maneira, muitos já se questionam de onde vem essa certeza de que os políticos ganharão a causa dos trabalhadores, se o processo ainda está em andamento e nenhuma prova foi apresentada contra a legitimidade e a legalidade do concurso.
Por um lado, os concursados estranham ainda mais a referida declaração porque o trabalho apresentado pelo Ministério Público durante todo processo é fundamentado em provas variadas em favor dos aprovados no concurso e o Tribunal de Justiça do Ceará já julgou dois recursos contra a prefeitura neste mesmo caso. Por outro lado, os concursados lamentam profundamente a ausência de apoio do Sindicato dos Servidores Públicos que deveria ficar do lado dos trabalhadores que estudaram e passaram no concurso e não do lado de um prefeito que almeja contratar terceirizados para balançar bandeira durante campanhas eleitorais.
Para completar, muitos comparam mais ainda as prioridades do Sindsep e do prefeito de Quixadá, pois enquanto Ilário alugou um veículo de luxo blindado para seu uso pessoal, o SINDSEP também adquiriu uma das picapes mais caras que existe, luxuosíssima e ainda com caríssimo acessório de 4×4.
É sempre bom lembrar que o Sindicato é sustentado com dinheiro que vem do bolso do servidor público, mediante a conhecida contribuição sindical. Por essa razão, e por ter como missão defender o trabalhador e de fiscalizar o Poder Executivo, principalmente com relação ao cumprimento do Estatuto do Servidor e a realização de concurso público, não deveria o sindicato vestir a camisa de partido político; não fazer campanha em prol de candidatos e seus membros não serem filiados e militantes de siglas partidárias.
É uma situação absolutamente vergonhosa, principalmente pela crise moral vivenciada na política brasileira nos últimos anos e pelo fato de que o sindicato deveria se pautar pela ética e pela imparcialidade e não pela paixão política.
Ouça áudio da fala da sindicalista Graça Costa durante assembleia:
Nunca vi um sindicato tão fraco em toda a minha vida… mas é assim mesmo quando se vende a alma pro DIABO!!!
Neiva, gosto de conversar com pessoas inteligentes, e vejo que vc seja uma, ninguem ta desconstruindo nada, o debate é salutar e deixe de qrerem se fazerem de vitima contra isso ou aquilo, isso é um sinal de gente incapaz de assumir erros e preferem se fazerem de vitimas e dizerem que estao tentando denegrir a imagem disso ou daquilo, que bom que nem todos os meios de comunicao silenciaram diante desse problema dos concursados, ahhh, lembrando que vcs do sindicato nao tem que se exaltarem ou vangloriarem por nada, isso que vcs fazem é obrigaçao e algo normal, uma entidade a obrigaçao dela é de fato lutar e trabalhar por seus sindicados afinal de contas vcs foram eleitas para tal, e veja so como sao as coisas, na epoca do sapateiro vcs tripudiavam, e porque agora vcs silenciam tanto? isso nao é uma acusaçao e sim uma pergunta, carissima vamos ser pelo lado de quem precisa e nao de gestao, afinal sundicato tem que ser imparcial em relaçao a governo e totalmente condicionado aos futuros sindicados e concursados, CORAGEM companheira, vamos pra cima, somos mais de 700 concursados que temos ORGULHO de termos estudados e passado no concurso, entao temos o direito adquirido para tal posse, agora o prefeito que se diz do PT -Partido dos TRABALHADORES se quer de fato segue a cartilha do partido que é do reconhecimento do trabalhador, volto a frisar, sindicato tem que trabalhar é por sindicado e nao por solidariedade a este que paga sua taxa, por fim, querida Neiva e querida Graça não se façam de vitima essa geração não se cala tão facil com chororo e nem mimimi, qremos ser respeitados e qremos ser convocados o quanto antes, sem mais, um forte abraço.
FAKE NEWS, no SISTEMA MONÓLITOS DE MENTIRA E COMUNICAÇÃO.
O sindicato e sua presidente têm todo direito de contestar o que foi apresentado na matéria. se sentiram injustiçados.
Mas a omissão e falta de apoio aos concursados aprovados também não é injustiça?
Graça o sindicato tem que ser imparcial, ou, condicionado aos sindicados, a senhora não é obrigada a ser inimiga pessoal de ninguem, mas a senhora tem por obrigaçao em discutir sim sobre o concursados, nao acredito que a senhora apoie essa truculencia de um governante q se diz de um partido q tem na sigla o Trabalhador, um politico insensivel, enfim, nao acredito q o prefeito derrube o sonho de mais de 700 pessoas que estudaram tanto pra passarem em concurso, enfim, pra cima , nao podemos perder nosso direito que estudamos tanto.
Vejo que uma história construída de 29 anos de existência não será desconstruída por pessoas que não tem marcos históricos que mudaram o contexto social e por sua vez a condição de vida das pessoas, como nosso sindicato fez e faz todos os dias nas lutas diárias. Cada um escreve sua história e o tempo mostrará como as pessoas serão reconhecidas no futuro. Portanto, meus caros blogueiros da Monólitos Post busquem escrever a história de vcs sem mentiras, com honestidade, fazendo uma comunicação qualificada. Se vcs quiserem podemos dar umas aulinhas de comunicação qualificada, se informem antes de publicar a matéria. Lembrem-se fazer gravações sem autorização é crime. Art 5, IV,V,X CF
VERGONHOSO!
Pra começo de conversa não autorizei essa gravação. Portanto tire do ar. Não fui abordada por nenhum profissional desse blog para falar. O texto não corresponde com o aúdio, E as acusações ao sindicato vou responder ao vivo ai em Quixadá. Me aguardem.
QUAL A SURPRESA??? – Não é surpresa pra ninguém que 99,9% dos sindicatos do Brasil são “filhos” do PT e aqui em Quixadá nunca foi e nem é diferente, ao ponto de aparecer até com fotos do partido PT no próprio corpo.
Acho de uma safadeza tremenda, querer denegrir a imagem de entidade sem apurar os fatos reais, mas quem procura acha, o carro do sindsep é o mais simples da categoria, câmbio manual, sem aro liga leve, sem acessório, essa opção 4×4 já veio de fábrica, carro mais simples e mais em conta possível, carro foi pensado em termo de economia, não foi pensado em luxo, carro extremamente duro. Vejo isso como uma molecagem e um ato irresponsável desse site, que em breve responderá pelos seus atos.