A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme – registrou chuvas em vários municípios cearenses entre 07 horas desta segunda-feira (16) até 07 horas desta terça-feira (17).
De acordo com os dados fornecidos pela Funceme a maior chuva ocorreu na cidade de Ibaretama, que registrou 122 milímetros na Fazenda Niterói, na sede as chuvas alcançaram 85 milímetros. Até o momento, além de Ibaretama, no Sertão Central foram registradas chuvas em Quixeramobim (65mm), Quixadá (64mm), Choró (45mm), Madalena (40mm), Boa Viagem (22mm), Pedra Branca (21mm) e Senador Pompeu (16mm).
Contudo no programa Jornal Liderança, transmitido pelas emissoras do Sistema Monólitos, ouvintes relataram que em algumas localidades de Quixadá a precipitação ultrapassou os 100 milímetros, inclusive vídeos de açudes sangrando circulam nas redes sociais.
Para os próximos dias a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses. A imagem do satélite mostra que há nuvens sobre o Ceará, principalmente sobre o centro-norte do estado. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formaram por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical do setor norte do Nordeste do Brasil (NEB), padrão observado nos últimos dias.