A Polícia Civil realizou uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (24), na sede da Divisão Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro de Fátima, e divulgou os detalhes sobre o latrocínio que vitimou Roberto Mamede Studart Soares, 54 anos, e capturou, na madrugada desta terça (24), os dois suspeitos de cometerem o crime, ocorrido na tarde dessa segunda-feira (23), no bairro Papicu, em Fortaleza. As equipes policiais se mobilizaram entorno de reunir informações no intuito de capturar os infratores. As diligências ininterruptas apontaram os nomes e os paradeiros dos suspeitos.
Em ações contínuas, equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da Unidade Tático Operacional (UTO), conseguiram localizar a motocicleta utilizada no crime, no bairro Jangurussu, modelo Yamaha Fazer YS250, placa OBX-3100. Em seguida, chegaram ao paradeiro de Luís Djacy Rodrigues de Sousa Júnior, 23 anos, com duas passagens por roubo e um desacato. Luís foi encontrado e preso próximo a uma unidade de saúde, no bairro Conjunto José Walter. Em depoimento, ele admitiu a participação no crime. O suspeito deu apoio ao menor, utilizando a moto que estava parada próximo às vagas do estabelecimento bancário.
Seguindo informações de inteligência e com o conteúdo de denúncias anônimas, as equipes intensificaram os trabalhos e identificaram o destino que o menor tomou após o crime. Ele fugiu para o município de Morada Nova, onde residem familiares dele. O menor, que acumula passagens por roubo e receptação, foi conduzido do município do Vale do Jaguaribe para Fortaleza. Em depoimento, ele confessou ser o autor dos disparos que atingiram Roberto. Ele declarou que percebeu quando a vítima mexia nos bolsos e decidiu abordá-la, supondo que ela estava com dinheiro. Durante a abordagem, a vítima chutou seu joelho, o que fez ele cair no chão. Em sequência, o menor conseguiu se levantar e disparar contra Roberto. A arma do crime ainda não foi localizada.
Durante a coletiva, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, ressaltou o esforço dos profissionais de segurança em dar uma resposta rápida. “Ontem, mais uma vez, os policiais deram resposta com muita eficiência e rapidez. Destaco a garra e a vontade dos nossos policiais, que estenderam seus horários e se prontificaram a colaborar com as ações, mesmo estando de folga. No primeiro semestre deste ano, tivemos uma redução forte nos latrocínios, cerca de 40% a menos e isso é fruto de um trabalho integrado de ostensividade e patrulhamento da Polícia Militar nas ruas e a efetividade da Polícia Civil, que consegue dar uma resposta rápida e levar essas pessoas presas para serem julgadas pelo Poder Judiciário”.
Autuado em flagrante, Luís vai responder pelos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e corrupção de menor. O menor foi flagranteado em um ato infracional análogo ao crime de latrocínio. Ambos os suspeitos estão à disposição da Justiça.
O crime
Roberto Mamede Studart Soares, 54 anos, saía de uma agência bancária quando foi surpreendido por um menor de 16 anos, que o abordou na porta de seu carro estacionado na agência. Imagens de câmeras de monitoramento flagraram quando vítima e infrator entraram em luta corporal. Em segundos, o menor conseguiu se desvencilhar e disparou três vezes contra a vítima, que teve óbito confirmado no local. De imediato, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil iniciaram as buscas aos suspeitos e lograram êxito em menos de 12 horas após o crime.



