Moradores do município de Banabuiú, no Sertão Central, estão denunciando o abandono, por parte da prefeitura, do Ginásio Municipal João Claudino. Em janeiro de 2017 o prefeito Edinho Nobre prometeu realizar uma reforma naquela praça de esporte. No mesmo mês deste ano o gestor renovou a promessa. Contudo até o momento a promessa não aconteceu. Enquanto o alcaide não cumpre a palavra, ou seja, a tão esperada reforma não chega, o local fica cada vez mais deteriorado, com possibilidade, inclusive de acontecer uma tragédia.
Algumas fotos postadas nas redes sociais é possível verificar que as paredes do local estão bastante danificadas, a estrutura dos banheiros estão totalmente comprometidas, sobram danos nas portas e nos aparelhos sanitários. Além de reformas estruturais, o ginásio precisa, também, de adequações às normas de acessibilidade, com implantação de espaço adequado, para receber, por exemplo, uma pessoa com deficiência, numa cadeira de rodas.
O ex-vereador Waltinho Pinheiro, em seu perfil, cobrou da prefeitura providências para todo descaso com o ginásio. “Quero aqui cobrar do Governo Municipal o descaso com Ginásio Municipal, que apesar de não iniciarem às obras destinadas a sua reforma como já divulgada, encontra-se em total abandono (…) Como desportista do município me sinto na obrigação de fazer esse apelo ao poder público municipal e apresentar uma sugestão, pois não aguentamos mais esse tipo de mudança” disse Waltinho Pinheiro.
Procurada, a prefeitura disse que o “Governo Municipal de Banabuiú já apresentou o projeto de reforma e modernização do ginásio coberto João Claudino, na Caixa Econômica Federal, mas o órgão ainda está analisando o documento junto ao seu setor de engenharia. Enquanto isso, o Governo Municipal deixa de realizar qualquer intervenção no equipamento, uma vez que, tanto os recursos como o projeto, estão em trâmite de aprovação. O Governo Municipal também esclarece que parte do trâmite burocrático se dá em decorrência da perca de documentos e plantas de situação de prédios públicos de Banabuiú, entre eles, o do ginásio. A gestão realizou uma minuciosa busca em todos os órgãos municipais, mas nenhum documento fora encontrado. A administração municipal afirma que continua acompanhando de perto todo o processo e que está a disposição da Caixa Econômica para ajuda-la, visando sua celeridade.”
O esporte é um bem necessário para todos, e nesse caso o poder público também tem papel fundamental. É dele o dever de oferecer meios para que a população pratique qualquer modalidade esportiva. É preciso ressaltar a relevância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito. Entretanto em muitas cidades existe a ausência de incentivo ao esporte por parte do poder público. O esporte é considerado como uma das principais ferramentas de transformação social, sobretudo aos jovens. Porém, nota-se, que isso não consegue ser percebido pelo prefeito de Banabuiú.







