TV Monólitos: Veterinário alerta para possível surto de Calazar em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

A leishmaniose visceral (VL), também conhecida como calazar, é a forma mais grave da leishmaniose. Se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos. O calazar é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos infectados. O calazar é transmitido ao ser humano pelo contato direto, especialmente com animais, como cachorros.

A Prefeitura de Quixadá continua inoperante em relação a casos graves como cachorros soltos nas ruas da cidade perambulando livremente e isso pode ajudar na disseminação da enfermidade.

“Praticamente de todos os bairros de Quixadá apareceu casos aqui na clínica(…) Cabe ao poder público fazer um mapeamento ,vê os bairros mais acometidos e realizar um trabalho de prevenção (…) Por enquanto não temos surgimento de casos humanos, mas do jeito que a coisa tá andando poderemos ter” ressaltou o veterinário Dr. Chagas Nunes ao alertar sobre um possível surto da doença no município.

Assista a entrevista com o especialista.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Tá errado. Quem transmite o calazar para as pessoas também é o mosquito que transmite para o cachorro! Não é o contato do cachorro com as pessoas. Se puder corrigir isso, é bastante importante, um erro desses estimula o abandono de animais.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.