Ao assumir a Chefia do Executivo quixadaense, João Paulo de Menezes Furtado se deparou com vários problemas e em diversas secretarias. Um dos obstáculos era substituir a secretária de Saúde do município, Juliana Câmara, uma vez que a nomeada pelo prefeito afastado por suspeita de corrupção, Ilário Marques (PT), estava de licença maternidade e pela lei trabalhista não poderia ser exonerada. A solução foi nomear um interino para o cargo e a escolhida foi à enfermeira Raquel Gomes.
Passado os primeiros meses da atual gestão e o fim da licença maternidade de Juliana Câmara, o prefeito João Paulo resolveu nomear uma pessoa de sua confiança. De acordo com fontes do Monólitos Post, o nome escolhido para comandar a Secretaria de Saúde é do cirurgião – dentista Dr. Luiz Diógenes Pinheiro Neto. Ele é especialista em Ortodontia, pós-graduado em Prótese sobre implante e está no serviço público desde 2010, quando começou a compor uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF). Além disso, foi coordenador de saúde bucal do município de Ibaretama por três anos.
Entre os novos desafios do novo gestor está a melhoria dos índices na saúde e evitar que problemas de administração interna não ocorram, como no caso do corte de energia do posto de saúde do bairro Renascer, onde a gestão afastada por corrupção deixou 17 contas atrasadas e o prejuízo só não foi maior para os moradores porque a atual gestão agiu rápido e pagou todas as contas deixadas pela administração petista. A população também reclama da falta de medicamentos e insumos nos postos de saúde e hospital. Além disso, a UPA do município poderia ter sido fechada por descaso da gestão afastada, que não estava cumprindo as exigências do Ministério da Saúde, entretanto a Prefeitura de Quixadá já cumpriu parte do que foi exigido.
A Secretaria de Saúde também precisa oferecer mais serviços de qualidade a população, retomar alguns programas que estavam parados, manter sua frota em um bom estado, pois há pacientes que precisam realizar exames e cirurgias mais complexa na capital cearense. As obras de postos de saúde deixadas por João Hudson não foram sequer retomadas pela gestão afastada. O novo secretário precisa cobrar celeridade às construtoras responsáveis pelos equipamentos que tanto o povo precisa.
O cirurgião-dentista, Dr. Luiz Diógenes Pinheiro Neto, confirmou que foi procurado pelo prefeito João Paulo de Menezes Furtado e informou que em se confirmando sua nomeação fará uma gestão comprometida com os quixadaenses, valorizando o diálogo com as pessoas que utilizam o serviço público de saúde. “Quem está à frente de uma secretaria de saúde tem que ter em mente que precisa ouvir a população. Quem busca o serviço de saúde do município o faz porque precisa remediar, mas também precisamos prevenir e o diálogo com as pessoas ajuda na prevenção. Ouvir as pessoas é necessário e a partir do que ouvimos. traçaremos metas e venceremos desafio”, comentou.



Não existe prédio pertencente ao setor saúde que vá funcionar e atender à população sem os profissionais da saúde pra isso.
E digo mais,a saúde começa na prevenção e pra isso é preciso dar atenção as equipes de Estratégia de Saúde da Família com seus múltiplos profissionais.
Esse concurso,pelo qual os concursados têm travado uma árdua luta,contemplou todos esses profissionais,inclusive Agentes de Combate as Endemias,profissionais essenciais à prevenção das arboviroses.
Já há profissionais capacitados pro trabalho,só esperando a convocação.
Alô MP! Cadê a conclusão dessa “novela?!”
E os Concursados? Todo o aparato para acatamento formal da Determinação Judicial, sem que tenha na prática as nomeações, torna-se uma simulação da verdade. É muito importante a participação de todos os concursados e do MP para dar efetividade ao cumprimento da Decisão Judicial, que inclusive, está expresso na Decisão, que deve chamar todos os Concursados.