Nepotismo influenciou eleição para Presidência da Câmara Municipal de Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Há exatamente uma semana, no dia 20 de dezembro, foi realizada a votação para Presidência do Legislativo quixadaense. O pleito foi marcado por tranquilidade, entretanto nos bastidores as negociações foram intensas e o contato entre vereadores e o prefeito foram baseados em nomeações e favorecimento pessoais, incluindo a nefasta prática de nepotismo cruzado.

Cargos na administração municipal foram usados como moeda de troca para que se votasse em Ivan Construções, candidato do prefeito Ilário Marques, petista investigado por comandar suposto esquema de corrupção.

A vereadora Jesyca Severo, que sempre critica a imprensa por denunciar os erros da administração e de alguns vereadores, dessa vez se calou para o motivo que a levou votar na reeleição de Ivan Construções. Ela barganhou e sua mãe, a ex-vereadora Adriana Severo, foi contemplada com o cargo de assessora especial de Coordenadoria de Governo, um dos cargos de mais altos salários dentro do gabinete do prefeito.

A mãe da parlamentar, de acordo com o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, foi nomeada no dia 10 de dezembro, 10 dias antes da votação para Presidência da Câmara Municipal.

Já o vereador César Augusto, que nos bastidores trabalhou para fazer parte da mesa diretora da Câmara de Quixadá, foi beneficiado com a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), onde um aliado, Gledson Barbosa, foi nomeado como secretário da pasta no dia da eleição da Câmara.

O nepotismo cruzado, que ocorre quando pessoas que ocupam cargos públicos empregam familiares uns dos outros como troca de favor, é proibido pela Sumula Vinculante nº 13. A prática não constitui crime, entretanto configura ato de improbidade administrativa, uma vez que viola a Constituição Federal de 1988 e os princípios que regem a Administração Pública, dentre eles o princípio da impessoalidade e o princípio da moralidade administrativa.

Em Tempo

Em contato com o Monólitos Post, o vereador Cesar Augusto disse que não foi dele a indicação de Gledson Barbosa para a Secretaria de Desenvolvimento urbano e Meio Ambiente. O parlamentar ressaltou que em nenhum momento tratou com o alcaide sobre indicações para o executivo.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.