Após um fim semana chuvoso, as condições meteorológicas avaliadas pelos meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam redução das precipitações no Ceará, pelo menos, até a próxima quarta-feira (23).
Conforme análise de imagem de satélite e resultados de modelos de previsão, há, neste momento, nuvens sobre algumas áreas do norte do Ceará e próximo à costa do Estado devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do setor norte do Nordeste. Já no leste da região, há um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), padrão observado nos últimos dias.
Com o posicionamento de ambos os sistemas citados não tão favoráveis, a Funceme aponta, para terça (22) e quarta-feira (23), a previsão é de possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea.
Balanço de chuvas
Conforme previsão realizada na última sexta-feira (18), as precipitações chegaram às macrorregiões indicadas. No sábado (19), houve registros em mais de 110 municípios, com destaque para Fortaleza, que registrou sua maior chuva da Pré-Estação, com 105 milímetros. Já entre o sábado e o domingo (20), choveu em mais de 80 municípios.
Já no intervalo entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, foram registradas precipitações em, pelo menos, 74 municípios, sendo as maiores em Cascavel (82 mm), Ocara (56 mm) e Cruz (40 mm).
Prognóstico
Na última sexta, a Funceme divulgou o prognóstico de chuvas para o período de fevereiro a abril deste ano. Conforme o estudo, o Estado tem 40% de precipitações em torno da média, 30% acima e 30% para abaixo dela. A média histórica deste intervalo é de 433,1 mm a 587,1 mm.


