A vida dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Quixadá, não tem sido fácil. A dificuldade em se conseguir ônibus para chegar e até mesmo assistir as aulas é sempre um dilema relatado pelos alunos.
Além da falta de ônibus, quando há o trasporte, os alunos correm risco de vida por conta da buraqueira e da lotação, como mostra um vídeo enviado pelos alunos a redação do Monólitos Post, onde é possível ver os estudantes aglomerados em um transporte em condições sub-humanas e sem nenhum tipo de segurança.
O problema de ônibus para os alunos do IFCE foi causado por decisão do atual alcaide, Ilário Marques, quando da construção do Instituto, uma vez que ele se comprometeu em disponibilizar veículos para o transporte dos alunos, pois a população questionava, a época, que a distância do empreendimento ao centro da cidade dificultaria o acesso de professores e do corpo discente até a instituição de ensino, uma vez que fica localizado próximo ao Açude do Cedro, distante aproximadamente seis quilômetros da parte central de Quixadá.
A Prefeitura não tinha um terreno disponível para a construção do IFCE no Centro da cidade e um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) e a gestão municipal garantiu que a administração local ficaria responsável pelo transporte dos alunos, entretanto Marques não pensou na decisão a longo prazo, ou seja, que a população estudantil do Instituto cresceria nos anos subsequentes à sua construção, o que fez com que o Executivo quixadaense nunca cumprisse, a contento, o que ficou acordado. A falta de ônibus é uma problemática existente desde a implantação do Instituto.
Nos últimos anos, além de trasportes insuficientes para realizar o translado dos alunos do centro da cidade até o campus e vice-versa, os alunos precisam muitas vezes se arriscar em ônibus superlotados, além disso, muitas vezes os ônibus acabam apresentando algum problema no caminho e os estudantes precisam ir até o IFCE a pé ou esperar alguma carona se não quiserem perder as aulas.
Assista abaixo o vídeo completo.


