Assentamento em Mombaça recebe Escola de Ensino Médio nesta quinta-feira (21)

- por
  • Compartilhe:

Os moradores do assentamento Salão, em Mombaça, agora contam com uma unidade de ensino para atender às necessidades educacionais da juventude na região. O governador Camilo Santana e o prefeito Ecildo Filho vão inaugurar a Escola de Ensino Médio Paulo Freire, nesta quinta-feira (21), às 9 horas. O prédio foi construído, mobiliado e equipado com recursos estaduais e federais, tendo o investimento de R$ 5,9 milhões.

A estrutura é constituída de seis salas de aula, com capacidade para atender até 270 alunos em cada turno. No novo espaço, alunos e professores terão acesso à biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva.

Com a nova escola, os jovens da região poderão ter acesso à educação sem precisar fazer grandes deslocamentos. Antes, tinham que se dirigir às unidades de ensino localizadas nas sedes dos municípios de Mombaça e Pedra Branca, tendo que acordar às 4 horas.

Por estar localizada em área de assentamento, a Escola de Ensino Médio Paulo Freire tem componentes curriculares que tratam diretamente da realidade do território camponês. São três disciplinas específicas a mais, em relação às escolas regulares convencionais, que acrescentam 8 horas-aula na carga horária semanal. Com isso, em dois dias na semana, os jovens ficam na escola em tempo integral. Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, ministrada por um agrônomo, são as disciplinas extras.

Com a nova unidade de ensino, o Ceará passa a contar com nove escolas em funcionamento em assentamentos rurais localizados em Canindé, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Santana do Acaraú. Esse atendimento chega a cerca de 1.800 alunos.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.