O investimento feito pelo Governo do Estado na ampliação de equipes do Raio para o Interior potencializou o número de capturas de infratores e de apreensões de materiais ilícitos, com destaque para armas de fogo e drogas. No primeiro trimestre deste ano, as composições do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar, apreenderam 352 armas somente nos municípios do Interior, o que significa um crescimento de 127% de armas apreendidas se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 155 armas. Nesse mesmo período de 2018, o Raio atuava em apenas 13 municípios do Interior. Hoje, existem unidades em 42 municípios espalhados nas principais regiões do Ceará, sendo 11 na Região Metropolitana de Fortaleza e 31 no Interior.
O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).
Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará e Trairi. Ou seja, o Raio opera hoje em todos os 30 municípios mais populosos do Estado.
O próximo passo é levar para as cidades com mais de 30 mil habitantes a estrutura do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), com efetivo especializado para combater os crimes nessas localidades. Hoje, a cobertura de atuação das composições do Raio já abrange alguns territórios dessas cidades.


