
Agricultores poderão prever a quantidade de água necessária para irrigar a colheita. (FOTO: Rodrigo Brasil/ IFCE)
Um projeto desenvolvido entre o IFCE e a Universidade Federal do Ceará – Campus de Quixadá promete reduzir o uso de água utilizado na agricultura. A ideia pioneira partiu de dois alunos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do IFCE e será levada para áreas produtivas do Vale do Jaguaribe. As atividades já entram no sexto mês de execução.
A ideia é que as comunidades rurais passem a utilizar miniestações meteorológicas para saber com mais precisão a quantidade de água a ser usada nas plantações.
O aluno responsável por criar o protótipo da miniestação meteorológica é Davi Nunes. O produto já é funcional e coleta dados corretamente. Atualmente, Nunes trabalha na criação de um aplicativo para a plataforma Android, que apresentará informações úteis ao agricultor sobre o cultivo.
O outro estudante é Antônio Cosmo, que trabalha na elaboração de algoritmos que transformem os dados coletados pela miniestação nas informações apresentadas no aplicativo.
Todos os materiais utilizados atendem ao critério do baixo custo. A intenção é de que seja utilizado uma quantidade menor de sensores. O objetivo final da pesquisa é gerar um produto que possa ser manuseado diretamente pelos agricultores. (Com informações do Tribuna do Ceará)


