Com gestão capengando, Quixadá continua com os piores índices de Educação no estado

- por
  • Compartilhe:

O futuro de Quixadá é preocupante. A educação do município, pelo terceiro ano consecutivo, está entre as piores do estado, o que compromete a formação de pessoas mais politizadas.

Pedra Branca, também no Sertão Central, tem uma das melhores Educação do Ceará. Uma grande conquista para este município, que também está localizado no Sertão Central cearense. Já a Terra do Monólitos demonstra uma enorme deficiência, pois a atual gestão municipal não consegue desenvolver seus índices educacionais.

Outros dois municípios da região também são destaques, deixando Quixadá para trás. Quixeramobim (3a na Educação do Ceará) teve 19 escolas nota 10 e o pequeno Choró, teve duas premiações no prêmio do Governo do Estado. Não atoa, a terra adotada pela escritora Rachel de Queiroz está na 173ª na Educação, ou seja, é melhor apenas que 11 municípios.

Os pífios resultado de Quixadá na atual gestão, são reflexos de um descaso da administração pública local. A Secretaria de Educação foi entregue a uma pessoa que ocupou o cargo, até o início de 2019, por indicação política. Além disso, a desvalorização dos profissionais da área, não promovendo as melhorias salariais garantidas por lei, colaboram por uma educação de má qualidade.

A falta de transporte escolar e anos letivos desorganizados também ajudaram a Quixadá a estar entre os piores do estado. Vale destacar que escolas foram fechadas e transformada em depósito de veículos apreendidos pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT), como a José Linhares da Páscoa, no bairro Combate.

Nos próximos anos, as próximas gestões terão o desafio de melhorar o desempenho educacional do município. Pelos os últimos resultados e a desvalorização de professores não será tão fácil, como a atual administração petista pregava. Na prática, os atuais gestores demonstram que não conseguiram cumprir o que prometiam em 2016.

Confira abaixo o ranking da Educação no Ceará




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.