A atual administração do município de Quixadá está com a folha de pagamento “inchada” e tem comprometido as finanças do Executivo. A realização de três seleções públicas simplificadas, que foi objeto de contratação de aliados políticos do prefeito Ilário Marques (PT), pode ter atrapalhado a antecipação de 50% do 13º salário das pessoas que ocupam cargos efetivos na Prefeitura Municipal, que no dia 25 de setembro de 2018, na gestão interina liderada por João Paulo de Menezes Furtado, já havia pago a primeira parcela da obrigação trabalhista aos servidores das secretarias que integram o Fundo Geral e também aos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
O comprometimento da folha com diversas contratações foi confirmada pelo próprio prefeito Ilário Marques (PT) em uma entrevista a uma emissora de rádio local. “Este ano a folha está comprometendo 51, quase 52%, então bateu o alerta, que é de 48,9% e eu já tenho que segurar. portanto, nós temos que melhorar a receita”, disse o alcaide.
Os gastos com pessoal tem atrapalhado também até o dia em que os servidores recebem seus salários. Comparando os pagamentos realizados na gestão interina, baseados em informações da própria Prefeitura, os servidores, nesta mesma época do ano, em 2018, tinha dinheiro em conta com pelo menos uma semana de antecipação. O pagamento do mês de setembro do ano passado, por exemplo, para os servidores da secretarias que compõe o Fundo Geral, os da Educação e SDS foram quitados no dia 28 de sembro. Neste ano, eles receberão apenas no dia 2 de outubro. Já os servidores da Saúde, recebiam, no Governo de João Paulo, no início de cada mês. Na gestão do petista, eles têm seus salários em conta próximo da primeira quinzena, entre os dias 11 e 12.
Mesmo sem antecipar os 50% do 13º salário, a Prefeitura de Quixadá tenta impressionar a população com contratação de bandas para animar festas de inauguração de pinturas de quadra esportiva e limpeza de ruas com recuperação de meio fios de calçadas com o intuito de manter uma boa imagem com a população mais carente do município.
O vice-prefeito João Paulo lembra que a sua gestão procurou primeiro valorizar os servidores, realizando a antecipação do pagamento da primeira parcela da obrigação trabalhista e também antecipar em pelo menos uma semana o pagamento do salário mensal. “Mesmo pegando uma gestão desorganizada e com crise financeira, nós conseguimos cumprir as obrigações com nossos servidores. Conseguimos antecipar seus salários e também o décimo terceiro, movimentado assim o comércio local, uma vez que nosso servidor também movimenta as vendas em supermercados, postos de combustíveis, restaurantes e lojas de calçados, por exemplo”, comentou.
Os servidores ainda não têm previsão de quando receberão a primeira parcela do 13º salário e aguardam um posicionamento da Prefeitura Municipal de Quixadá, uma vez que, oficialmente, nada foi comunicado ainda.




