O dia 14 de outubro de 2019 ficará marcado na história da Superintendência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no estado do Ceará. É que o médico quixadaense Ricardo Silveira entregou o cargo em clima de agradecimento e de missão cumprida. A gestão dele à frente do órgão foi marcada por investimentos em diversos municípios cearenses, sobretudo em obras que amenizam os efeitos da seca que assolou o estado nos últimos anos.
O médico se despediu da Funasa com café da manhã e mensagens de agradecimentos dos servidores do órgão que o consideram o que mais valorizou prestadores de serviços, funcionários e servidores. Durante a entrega do cargo, o cerimonialista frisou que “nós estamos aqui reunidos para homenageá-lo por esses dois anos de gestão”. Durante o período em que esteve no comando da Superintendência o trabalho do cardiologista foi reconhecido nacionalmente e teve o elogio de diversos prefeitos de todas as regiões do estado, Com ele, o órgão passou a ter maior atuação, ampliando o número de convênios com os municípios. Em 2017, ao assumir a Superintendência, eram apenas 70, atualmente são mais 370 que levam obras que colaboram com mais saúde, diminuem a desigualdade e garantem mais qualidade de vida aos cearenses.
Ricardo Silveira deu um nova cara a a Funasa, valorizando as pessoas que fazem o órgão. Seu jeito simples e carisma conquistou os servidores. Humano, ele buscou trazer melhorais para os servidores, renovando a frota e reativando o refeitório, uma forma de garantir conforto a quem atende a população cearenses. O servidor Nilton Lilia, que também é medico, informou que o diálogo com prestadores de serviços, funcionários e servidores, além do trabalho em prol de vários municípios deu vida ao órgão. “Quando um médico assume a Funasa o dialogo se torna mais fácil e foi justamente o que aconteceu com a vinda do doutor Ricardo. Em todos os momentos, uma coisa que me chamou a atenção na administração do doutor Ricardo foi a maneira como ele tratava, como ele trata os servidores. Ele trata de total igualdade. O doutor Ricardo revolucionou um pouco a Funasa… Então, o doutor Ricardo deu vida a Funasa. Nós só temos que agradecer o seu empenho, a sua dedicação, a sua sinceridade e a maneira como ele trata a todos os servidores da Funasa”, comentou.
Construções e obras de destaques com recursos da Funasa beneficiaram milhares de cearenses, inclusive os quixadaenses. No Sertão Central, municípios como Ibicuitinga e Senador Pompeu chegaram a receber os maiores investimentos de suas histórias. Sendo àquele R$ 10 milhões para construção de um sistema abastecimento d’água e este R$ 15 milhões para construção de poços profundos e adutoras, o que diminuirá os impactos causados pela seca dos últimos anos, na região. Em relação a Terra dos Monólitos, mesmo limitado pela falta de interesse da Prefeitura de Quixadá, Ricardo Silveira não se furtou em ajudar os quixadaenses: Investiu em levar água a quem tanto precisava. Em todos os distritos, em diversas localidades e comunidades da Terra dos Monólitos há pelo menos um poço profundo destinado pela administração do médico em sua passagem pela Funasa. Ele chegou a resolver o problema da falta de água no distrito de Cipó dos Anjos, que já durava mais de 40 anos de promessa. As ações em prol do estado fez com que o médico quixadaense entregue o órgão com o desejo de missão cumprida. “Tive o privilégio e a honra de representar um órgão tão importante, no Ceará, como é a Funasa… É um motivo de muito orgulho de poder contribuindo para o avanço da Funasa. Nós conseguimos beneficiar 55 municípios, atendendo o anseios da população”, disse Ricardo Silveira.
Assista reportagem da TV Monólitos.


