Quem passou na noite desta terça-feira, 23, pela praça José de Barros no Centro de Quixadá foi surpreendido pelo ensaio de protesto de duas gerações da Banda de Música municipal em defesa dos alunos do equipamento cultural, que foram abandonados e perseguidos pela atual gestão do município.
O ensaio contou com a participação de um dos maiores artistas da Terra dos Monólitos: O maestro Didi Barros. O músico foi dar apoio aos alunos da banda, eles sofrem perseguição do prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), que após ter o projeto de lei que extinguia o auxílio financeiro aos integrantes da banda rejeitado pelos vereadores, resolveu acabar com o conjunto musical. Eles já estavam sem sede e sem instrumentos cedidos pelo município.
Os alunos ensaiam ao ar livre na principal praça da cidade de segunda a sexta-feira e isso só é possível porque os jovens músicos usam seus próprios instrumentos. O prefeito quer descartar os atuais alunos por conta dos protestos realizados n Câmara Municipal para não aprovação do projeto que mantém os alunos como bolsistas e agora, como punição suspendeu as atividades da banda. Os alunos têm recebido apoio de conjuntos musicais de outros municípios, como a Orquestra de Sopros de Aracoiaba que ao receber convite para tocar no Dia do Município de Quixadá se recusou a participar.
Assiste reportagem completa.


