Dez meses. Esse foi o tempo necessário para a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), recapturar um dos maiores especialistas em roubo a banco no Estado do Ceará. Marcos Fernando Monteiro Marques (33), vulgo ‘Chicó’, era considerado foragido da Justiça desde dezembro de 2018. O homem foi capturado pelos policiais da DRF, no último sábado (26), na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano. Os detalhes da ação policial foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (31), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Fortaleza.
Segundo a SSPDS, “Chicó”, que já responde a mais de dez procedimentos por roubo a banco e porte ilegal de arma de fogo, estava com três mandados de prisão em aberto. Um dos crimes mais recentes atribuído a ele, trata-se do roubo a banco ocorrido, no último dia 17, no município de Maracanaú. As investigações da DRF apontaram que “Chicó” comandou toda a ação criminosa. Ele inclusive entrou na agência bancária, rendeu os funcionários e anunciou o assalto.
Além de Marcos Fernando, a Polícia prendeu Alberto Jorge Barbosa dos Santos Filho (22), vulgo “Piu-piu”, que já responde a quatro procedimentos policiais por roubos. “Piu-piu” é comparsa de “Chicó”, conforme apontam os levantamentos da DRF. A dupla estava em um restaurante em Santa Cruz do Capibaribe quando foram cercados pelos policiais civis cearenses. Os homens não reagiram à prisão e levaram os policiais até uma residência em que eles haviam acabado de comprar. Lá, a Polícia Civil apreendeu ainda um veículo Fiat Strada, uma motocicleta e a quantia de R$ 70 mil, oriunda do roubo cometido em Maracanaú.
A dupla e todo o material apreendido foram conduzidos para a sede da DRF, em Fortaleza, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil mantêm as diligências no sentido de localizar e prender outros envolvidos na ação criminosa.


