O município de Banabuiú, no Sertão Central do Ceará, iniciou nesta semana, uma nova era, através de uma iniciativa aguardada por anos: o fim do veículo pau-de-arara como meio de transporte para estudantes que residem na zona rural. A partir de agora, os alunos serão levados de suas residências até as escolas das comunidades em ônibus e micro-ônibus. De acordo com dados da Secretaria de Educação, a frota completa de 26 veículos foi impactada com a decisão.
Até então visto como o único meio de transporte, o modelo antigo deu lugar a veículos maiores, mais seguros, que acomodam os alunos em acentos mais confortáveis e de qualidade superior ao que existia antes. A mudança em toda a frota de veículos escolar marcará o ano de 2019 para Banabuiú como um desafio de décadas, finalmente vencido. Registros históricos comprovam que desde o surgimento do município que o translado de alunos que moram em comunidades rurais, era feito de forma inapropriada. O pau-de-arara era o único meio utilizado.
O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comunicou os banabuienses sobre a conquista e comemorou a ação usando suas redes sociais. “Há anos que o transporte escolar era feito de modo irregular, e foi somente em minha gestão que nos comprometemos em melhorar essa situação, uma ação vencedora que conseguimos graças ao nosso trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação, na pessoa da Imaculada Silveira”, garantiu o gestor.
A secretária de Educação, Imaculada Conceição Silveira, também ressaltou a conquista. A gestora enfatizou que essa iniciativa representa uma grande batalha travada em prol de um investimento que assegura mais qualidade no serviço oferecido. “Hoje, 100% de nossa frota está começando a mudar, a transformar, e essa transformação é para que nossas crianças sejam incentivadas a vir cada vez mais para nossas unidades escolares, para que elas sejam motivadas a permanecer nas escolas”, pontuou Imaculada.
O investimento da gestão para mudar a frota de veículos teve início ainda em 2018. Compromisso assumido com a população, o município tratou de buscar atender as orientações dadas pelos órgãos fiscalizadores. Além de cumprir as normas regulamentadoras, a atual gestão tem buscado parcerias para assegurar o rigor do cumprimento das normas. No último sábado (9), Imaculada Silveira reuniu os motoristas dos 26 veículos e recebeu a equipe do Detran. A gestão firmou uma parceria para realizar uma ação de verificação dos veículos a fim de atestar a boa qualidade dos transportes. Um curso de qualificação para transporte de alunos deverá ser oferecidos aos motoristas.
“O primeiro passo foi dado e temos outros passos a dar: um deles é o nosso monitoramento com esses transportes, o outro é dar um curso ao motorista de especialização de condução dos alunos para transporte escolar através da empresa responsável. Também vamos fiscalizar, junto com diretores, o cumprimento disso muito presente e somos um município pequeno, eu acredito que tanto nós que fazemos gestão, como nossos colaboradores, todo mundo abraçou a ideia e está trabalhando em prol da autoridade máxima em educação, que é o aluno”, comentou a secretária de Educação.


