Hospital Regional do Sertão Central realiza primeira cirurgia com sistema de recuperação com o próprio sangue

- por
  • Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 20, a aposentada Núbia de Aguiar da Silva, 70 anos, recebeu alta do Hospital Regional do Sertão Central, do Governo do Ceará, localizado em Quixeramobim. Ela foi a primeira paciente a passar por uma cirurgia com a reutilização do próprio sangue no HRSC. O procedimento ocorreu nesta terça-feira, 19.

Dona Núbia passou por uma cirurgia no fêmur em decorrência de uma queda da própria altura. No procedimento foi realizada nenhuma transfusão sanguínea heteróloga, quando o hemocomponente é proveniente da doação de outro indivíduo. O processo de reaproveitamento do sangue foi feito com um equipamento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que proporciona esse tipo de reuso do sangue em cirurgias.

“Essa primeira situação aconteceu não porque a cirurgia requeresse esse tipo de aparato, mas pela condição da paciente. Tendo em vista essa atenção centrada no usuário, nós resolvemos junto aos familiares essa ponte com o Hemoce, que nos ajudou em relação à logística, nos fornecendo um funcionário e o equipamento para que o procedimento acontecesse da melhor forma possível”, ressalta o coordenador do Centro Cirúrgico Geral do HRSC, Daniel Rodrigues.

A diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos, ressalta que a máquina é utilizada em casos de cirurgia de grande porte e de urgência. “Com a máquina de recuperação intraoperatória é possível reduzir a necessidade de transfusão de sangue, pois o equipamento retira o sangue que seria perdido e recupera para ser novamente transfundido no paciente. Isto é importante tanto para pessoas que têm alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue”, explica a hematologista.

A utilização do aparelho se deu pela recusa da paciente em receber qualquer tipo de transfusão, devido a sua religião que não permite. “Apesar de ser um meio novo para o hospital, toda a equipe abraçou a ideia e respeitou a decisão da minha mãe. Saber que no HRSC tem médicos cooperadores que abraçam essa causa, é muito gratificante”, afirma a filha da paciente, Monique Aguiar.

 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.