Com valor de IPVA mais baixo, boletos para pagamento já podem ser emitidos

- por
  • Compartilhe:

Os boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já estão disponíveis no novo plicativo Meu IPVA, disponível para download gratuito nas lojas Play Store e App Store, ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Após gerado, o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) pode ser pago os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Além disso, os contribuintes têm a opção de realizar o pagamento do imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Vale salientar que, neste ano, o valor do IPVA está menor que no ano passado. A base de cálculo do imposto registrou queda média de 4,29% em comparação a 2019. Cerca de 2 milhões e 290 mil serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,084 bilhão. Do total recolhido, 50% pertencem ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Os contribuintes devem ficar atentos para o prazo de vencimento dos boletos em cota única e parcelada, que neste caso tem o valor mínimo de R$ 100,00. A cota única do IPVA deve ser quitada até o dia 31 de janeiro deste ano e terão 5% de desconto. Depois desse prazo, o pagamento – sem abatimento especial – poderá ser feito em cinco parcelas, com vencimentos nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 13 de abril, 11 de maio e 10 de junho.

A Secretaria da Fazenda, informa aos donos de veículos que precisam pagar o IPVA que não envia boletos pelos Correios ou por e-mail. Já em relação a isenção, a instituição deixa bem claro que apenas pessoas com deficiência, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, e veículos com mais de 15 anos de fabricação não pagam o imposto.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.