Reportagens sobre a depredação do maior patrimônio da Terra dos Monólitos, o Açude do Cedro, sempre são produzidas pelos principais veículos de comunicação do estado do Ceará. Manifestações de revolta com o abandono do ponto turístico, nas redes sociais no município também são comuns.
A preocupação com o futuro do Açude do Cedro e de seu entorno foi assunto de uma reunião entre o médico Ricardo Silveira e o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), Rosilônio Magalhães, no último sábado (11), quando o dirigente do órgão esteve em Quixadá para participar do Encontro dos profetas da chuva.
Os dois fizeram uma visita ao açude e gravaram vídeo onde Ricardo Silveira solicita ao diretor-geral do Dnocs ajuda para que o ponto turístico seja revitalizado. “Como quixadaense estamos aqui pedindo o empenho para recuperação e revitalização do nosso Açude do Cedro que é muito importante para o Turismo na nossa cidade”, pediu o médico.
. “Nós não vamos medir esforços para que gente possa revitalizar e dá uma nova visão ao Açude do Cedro para que Quixadá possa melhorar a renda através do turismo, que podemos fortalecer com a revitalização do Açude do Cedro”, garantiu.
Vale destacar que o imperial Açude do Cedro foi incluído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2015, na Lista Indicativa Brasileira do Patrimônio Mundial.
Assista ao vídeo com o pedido de Ricardo Silveira ao diretor-geral do Dnocs.


